IMG-LOGO

Fimma e Movelsul encerram com grandes negócios e boa visitação

Revisado Natalia Concentino - 01 de Setembro 2023
Fimma.JPG
Foto: Vagão Filmes/ Augusto Tomasi

Fimma Brasil e Movelsul Brasil, realizadas em conjunto entre os dias 28 e 31 de agosto no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), cumpriram a promessa de reaquecer o setor moveleiro. Com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados, as feiras receberam 30.835 visitantes vindos de todos os estados brasileiros e 46 países, somando uma projeção de R$ 2 bilhões em negócios. Para chegar a essa cifra, foram consideradas tanto as transações realizadas durante o evento (nos estandes dos expositores e nas rodadas de negócios nacionais e internacionais) quanto aquelas que foram alinhadas para se concretizar nos próximos 12 meses.

 

A presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Gisele Dalla Costa, comenta que a presença de compradores internacionais e a diversidade de produtos foram os destaques da Movelsul Brasil 2023 – principal feira de móveis da América Latina para lojistas, varejistas e importadores. “Quem visitou a feira com certeza se surpreendeu com a diversidade de marcas e produtos expostos, desde móveis tradicionais e luminárias até mobiliários com soluções tecnológicas, colchões e decoração”, afirma. “Outro ponto alto da edição foi a presença de importadores vindos de países-alvo para as indústrias de móveis, ampliando as oportunidades para empresas de diversos segmentos”, completa a presidente da entidade que realiza a Movelsul Brasil desde 1977.

 

Realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a Fimma Brasil nasceu com o objetivo de fomentar a inovação para as indústrias moveleiras. Para isso, conta com expositores que são fornecedores do setor – como máquinas, matérias-primas, acessórios, ferramentas, tecnologia, entre outros. “A Fimma é resultado de um trabalho feito por muitas mãos em benefício do setor moveleiro nacional. É extremamente gratificante chegar ao final de mais uma edição com a confiança de expositores brasileiros e estrangeiros e a satisfação dos visitantes. Essa credibilidade coloca a feira em um patamar de igualdade com eventos internacionais, reunindo o que existe de melhor em alta tecnologia para produzir móveis”, afirma o presidente da entidade, Euclides Longhi.

 

A integração entre as feiras ficou ainda mais evidente nesta segunda edição em que foram realizadas conjuntamente. A Fimma levantou a bandeira da inovação como diferencial competitivo para indústrias de móveis e marcenarias. Para isso, reuniu nove startups e empresas de tecnologia no Ecossistema de Inovação – espaço dedicado a soluções e conteúdos sobre o tema. Já a Movelsul enfatizou a importância do design como fonte de inspiração e aprendizado não apenas para profissionais e estudantes, mas também para as empresas. Durante os quatro dias do evento, foi possível conferir a mostra de produtos contemplados na 25ª edição do Prêmio Salão Design. O espaço contou também com talks gratuitos sobre temas como marcenaria, design, arquitetura e criatividade.

 

leia: Vencedores do Salão Design participam de premiação

 

Ações pensadas para a geração de negócios

 

Além da presença de compradores internacionais vindos a convite da feira, a Movelsul contou com o Projeto Comprador do Brazilian Furniture – projeto da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que levou 19 importadores para negociarem diretamente com mais de 60 empresas. Já as rodadas de negócios do Sebrae/RS promoveram 100 reuniões entre 10 lojistas nacionais convidados e 16 micro e pequenas empresas que estavam em busca de novas parcerias.

 

Na Fimma, as Rodadas de Negócios Internacionais foram realizadas pelo Orchestra Brasil – projeto do Sindmóveis com apoio da ApexBrasil que promove a internacionalização dos fornecedores da cadeia moveleira. Dezenove importadores de oito países negociaram com 53 empresas brasileiras.

 

Depoimentos de quem vivenciou as feiras

 

“É a segunda vez que venho na Fimma e sempre tem muita novidade, muito maquinário, e a gente sempre fica encantando com tudo isso. É longe, mas a gente prestigia. É uma satisfação tremenda participar e desta vez eu trouxe minha esposa que não conhecia a feira e também colegas. É na parte da feira Fimma que eu consigo comprar maquinários novos, ter contato físico com o fabricante. E é a partir daqui que eu consigo projetar e fazer transformação na nossa fábrica. Foi a partir da primeira Fimma que a gente veio, em 2019, que a gente fez transformação na nossa fábrica: tudo começou com uma visita aqui na Fimma”.

Vilson Glória, da Vithall Móveis, de Tocantins (visitante da Fimma)

 

“As rodadas de negócios foram muito interessantes, muito organizadas e encontramos contatos de fornecedores que complementam nosso portfólio de produtos no Peru. Agradecemos muito toda a atenção que recebemos aqui e é bom continuar fazendo negócios com o Brasil”.

Karim Quiñones, da Sawa Soluciones, do Peru, participou das Rodadas de Negócios Internacionais do Orchestra Brasil na Fimma

 

“Nossa loja já veio várias vezes na Movelsul, mas eu a primeira vez. A gente encontrou várias pessoas que já são clientes, representantes nossos. É bom que fortalece relacionamento e encontramos novidades exclusivas na feira. Viemos com intuito de encontrar novos parceiros e acredito que saímos muito bem nessa parte, porque encontramos grandes possibilidades”.

Ronaldo Kunzler, analista de marketing da Viana Móveis e Eletro – loja de Catanduvas (SC)

 

Comentários