IMG-LOGO

Prazo de Validade X Prazo de Garantia: não é só questão de semântica

Por Natalia Concentino - 17 de Fevereiro 2025

Na edição desta segunda-feira do 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi o tema escolhido para o Cá Entre Nós aborda o prazo de validade e de garantia de bens duráveis como móveis e colchões. “Há muito tempo se discute sobre isso no setor de colchões. Inclusive a recomendação da Abicol é de que a garantia deve ser de apenas 1 ano, o que contraria algumas indústrias que enxergam no prazo maior um diferencial competitivo”, lembra Lorandi.

 

O apresentador ainda traz uma explicação clara dos conceitos de prazo de validade e prazo de garantia: “Prazo de Validade significa o período durante o qual um produto mantém suas características originais e pode ser utilizado com segurança. Já o Prazo de Garantia, por sua vez, é um período estabelecido pelo fabricante durante o qual se compromete a reparar ou substituir um produto que apresentar defeitos de fabricação”, define.

 

Tudo isso para mostrar que um colchão é composto por diversos componentes que possuem durabilidades específicas, além de outro fator importante que é o modo com que esse colchão é usado e a frequência com que é cuidado. “As empresas podem oferecer garantias contratuais mais extensas, cobrindo um maior número de componentes e defeitos. Mas é importante comunicar de forma clara e objetiva ao consumidor o que está coberto pela garantia e como proceder em caso de defeitos. Essa abordagem demonstra o compromisso da empresa com a qualidade de seus produtos e contribui para a construção de uma relação de confiança com os clientes”, alerta Lorandi.

 

Ano de 2024 pode – e deve – ser comemorado

 

Finalmente no começo de fevereiro saiu a pesquisa mensal do comércio referente a dezembro e com isso fechamos os dados de 2024. E os resultados deixaram o gráfico do ano passado bem mais azul do que no ano anterior. Exceto o tombo do Distrito Federal que reduziu as perdas, mas ainda estão na casa de dois dígitos. Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais também ficaram devendo um pouco.

 

leia: Indústria Moveleira e a Disrupção no PDV: Uma Nova Perspectiva

 

Uma boa recuperação, menos de Santa Catarina

 

Já se tornou constante a indústria catarinense destoar dos demais estados pesquisados pelo IBGE em produção de móveis.

 

Desde janeiro de 2023 o IBGE incluiu Santa Catarina na divulgação da pesquisa mensal de produção onde até então estavam apenas Paraná e Rio Grande do Sul. Naquele ano a indústria catarinense recuou a produção de móveis em 16,6%. Ano passado a queda foi bem menor, apenas 6,2%.

 

Proprietário da Maxflex é destaque na Bed Times como Inspirador

 

A revista Bed Times é um dos mais importantes veículos do setor colchoeiro do mundo. Anualmente o editor convida cinco diretores de empresas fornecedoras para que indiquem os nomes das pessoas do setor que os inspiram.

 

Entre os cinco representantes de fornecedores está Charlene Vaz, Diretora de design e marketing da Bekaert Deslee North America. Em seu depoimento à revista, publicado na edição de fevereiro 2025, Charlene destaca o empresário Sidney Gonçalves da Silva, dono as Maxflex.

 

Assista ao 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi na íntegra pelo player acima.

 

Comentários