Indústria Moveleira e a Disrupção no PDV: Uma Nova Perspectiva
Na edição dessa semana do Cá Entre Nós, Ari Bruno Lorandi trata sobre um assunto que interessa diretamente aos fabricantes de móveis: a disrupção no ponto de venda. Aliás, Lorandi decidiu abordar esse assunto após receber o questionamento de um empresário durante a sua estada na Movelpar.
“Ele me perguntou se não seria interessante assumir a gestão do ponto de vendas a partir dos móveis que a indústria produz? Respondi que historicamente a indústria moveleira está focada na produção, mas em determinado momento quem produzia móveis planejados resolveu investir no varejo através de lojas exclusivas sob a bandeira das principais marcas. Porém, por algumas razões que não vem ao caso explicar aqui, o novo modelo não vingou. Sobram exemplos, mas o mais relevante é o da Unicasa, que chegou a ter 888 lojas das bandeiras Dell Anno, Favorita e New. No prospecto que anunciou a abertura de capital, a expectativa era chegar a 1.200 lojas. Hoje não conta 130 exclusivas”.
Lorandi continua: “Mas admito que a estratégia malsucedida dos planejados não é razão para que não se cogite mudar o quadro que se arrasta há décadas: um varejo sem eficiência que sobrevive às custas do malabarismo da indústria de móveis. É malabarismo mesmo porque matérias-primas sobem, insumos sobem, mão de obra sobe, mas o preço dos móveis jamais acompanha a inflação do setor”.
“Eu vejo uma nova perspectiva de se reinventar a indústria ao assumir um papel mais ativo na gestão do ponto de venda. Ao integrar a produção e a venda, as empresas moveleiras podem oferecer uma experiência de compra mais personalizada, otimizar a cadeia de valor e, consequentemente, aumentar as vendas e lucratividade tanto sua quanto do próprio varejo”, afirma o apresentador, que ainda enumera alguns tópicos importantes sobre esse assunto.
Lançamento de livro sobre imigrantes e móveis acontece na Movelsul
Na terça-feira, dia 18, durante a Movelsul, será lançado o livro “Os Imigrantes, a Madeira e o Móvel”, resgatando o legado dos italianos no Rio Grande do Sul. O trabalho do escritor Luis Rocha já repercutiu na Itália por se tratar de uma obra que retrata os italianos em outro continente.
O prefácio do livro é de Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group.
Apresentação do Anuário durante a Movelpar entusiasma clientes
A Móveis de Valor convidou a comunidade colchoeira presente na Movelpar Home Show em Arapongas para apresentar oficialmente a 10ª edição do Anuário de Colchões Brasil.
Em um happy hour no estande da revista, dezenas de fornecedores da indústria de colchões compareceram e receberam exemplares do Anuário.
Todos fizeram questão de gravar um depoimento dando seu testemunho do que a publicação representa para o setor colchoeiro.
Assista aos depoimentos e ao 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi na íntegra clicando no player acima.
Comentários