Salão de Milão reúne profissionais de mais de 150 países em 2025
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Realizado de 8 a 13 de abril, a 63ª edição do Salone del Mobile.Milão, principal evento mundial do design de móveis, reforçou seu conceito de palco das tendências que vão ditar os passos da indústria moveleira de todo o mundo e, por isso, atraiu expositores e profissionais de diferentes do mundo. Neste ano, 302.548 pessoas passaram pelo evento, representando 151 países, registrando uma presença recorde estrangeira correspondente a 68% dos visitantes, o maior percentual já registrado.
“O setor demonstrou, mais uma vez, que qualidade e inovação nos processos e produtos são ingredientes fundamentais em uma competição internacional cada vez mais desafiadora. Em linha com as expectativas, a Euroluce (acontece nos anos ímpares com a Eurocuccina nos pares) redefiniu o futuro do design de iluminação, impulsionando a competitividade entre empresas italianas de ponta – com mais de 80% do faturamento total vindo do exterior – e 45% de empresas estrangeiras.
“O SaloneSatellite celebrou 700 talentos emergentes, abrindo novas reflexões sobre as possíveis interações entre o artesanato e o design industrial”, declarou Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano.
Brasil no Top 10 do iSaloni
O ranking por país de origem na edição de 2025 confirmou a China em primeiro lugar, embora com uma leve queda em comparação a 2023, que se torna mais acentuada quando comparada aos números de 2024, refletindo os desafios estruturais internos e externos enfrentados pela economia chinesa. Esse número foi compensado pela estabilidade geral na presença de profissionais europeus, em linha com o valor de exportação do macrossistema de móveis italiano para o maior mercado único do mundo (cerca de 10 bilhões de euros em 2024, 51% do total).
A Alemanha ficou em segundo lugar no Top 10, com forte crescimento, seguida por dois mercados de exportação de móveis com melhor desempenho em 2024: Espanha (5.423 profissionais; exportações +4,1%) e Polônia (5.325 profissionais; exportações +9,1%). Em seguida vieram Brasil, Rússia, França, Estados Unidos, Índia e Suíça.
Nova geografia na mira do Salone
Após o anúncio das tarifas dos EUA, em um momento de máxima tensão no mercado internacional, a edição de 2025 do Salone registrou grandes expectativas em relação a nova geografia de negócios: a partir de 8 de abril, 350 grandes investidores, compradores, varejistas, contratantes e representantes da mídia de 50 países, com 27 delegações da Ásia e dos países do Golfo, participaram da feira, com o apoio da ITA – Agência Italiana de Comércio. Os mercados-chave que impulsionam essa mudança de demanda incluem os Emirados Árabes Unidos, que dobraram sua presença na Fiera Milano, Rho, em 2025 (1.801 profissionais), e a Arábia Saudita, com a qual o Salone assinou um memorando inicial em janeiro para a realização de novos projetos na área de design.
Foco no bem-estar como tendência
No que se refere a bem-estar, os sofás se destacaram, com um papel cada vez mais arquitetônico, formas que se expandem, se estendem sinuosamente para reorganizar o espaço doméstico e se tornam ainda mais suaves. Assim, o sofá é um aliado precioso para o lazer, relaxamento e ociosidade, e o grande inimigo do estresse. Nestes sofás você pode viver, trabalhar e se divertir. As poltronas tornaram-se envolventes novamente, com paletas neutras e materiais naturais, estofadas em bucle, couro natural ou veludo profundo, com almofadas trançadas e formas conceituais. E as cadeiras tendem a uma lógica de desperdício amigável em uma visão responsável de produção.
As marcas mostraram no Salone del Mobile que existe uma busca por espaços calmos e reconfortantes, convidando as pessoas a relaxarem e se revitalizarem com o “efeito curativo” de alguns materiais em que um simples toque transmite uma sensação de paz, no fino acabamento e na engenharia invisível.
Portanto, nada mais coerente do que o tema deste ano do iSaloni, “Thought for Humans”, ou seja, pensado para humanos. E isso ficou claro nos móveis, já que não basta apostar em algo visualmente bonito, eles têm que ser úteis de fato, e se adaptarem ao dia a dia e às necessidades de cada pessoa.
A brasileira Cristiane Durante, da Artely Móveis, nos trouxe algumas impressões que teve sobre as tendências apresentadas nesta 63ª edição. Para ela, o orgânico está definitivamente consolidado. “O design com curvas está ainda mais forte, valorizando o conforto, a leveza e a harmonia. Seja em móveis com formas completamente curvas, ou nos detalhes, como cantos e bordas, isso ficou visível em todos os estandes da feira”, observa.
Outra tendência apresentada, de acordo com Cristiane, foi o canelado. “Esse tipo de acabamento ganha força, está presente em diversos tamanhos, cores e texturas, trazendo profundidade e movimento visual”. Sobre as cores dominantes nos móveis em geral, ela considera que os tons terrosos permanecem em destaque. “Os marrons estão em alta, além da terracota e um marcante tom de vinho, que traz sofisticação e personalidade aos ambientes. O verde permanece com forte presença, reforçando a conexão com a natureza e o frescor nas composições”, comenta.
Cristiane Durante observa que duas tonalidades de madeira se destacaram. “Os extremos, com tons muito claros dando uma aparência leve e natural e as madeiras bem escuras, que trazem sofisticação e contraste”, avalia.
Sobre as salas, ela conta que viu o uso de muitas composições, com várias mesas de centro e laterais combinadas entre si. “Ou elas podem ser bem diferentes, mesmo. E o resultado disso? Um charme! Elas deixam qualquer sala linda e cheia de personalidade”, completa.
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