SIndusmobil_moveis1.jpg

Sindusmobil completa 60 anos de atuação em São Bento do Sul

A instituição que representa oficialmente o setor econômico mais tradicional de São Bento do Sul e um dos mais relevantes do país está completando 60 anos de fundação. O Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul alcança a marca histórica vivenciando o progresso do setor moveleiro, construído pelos imigrantes e desenvolvido por várias gerações, e da construção civil, que vem avançando fortemente nos últimos anos.

Segundo o presidente do Sindusmobil, a entidade tem participação direta na evolução da indústria, ao promover ações que tragam melhores oportunidades de negócios aos empreendedores. “A integração que o associativismo promove torna possível buscar soluções mais eficazes a problemas comuns. Estamos sempre atentos às melhorias necessárias para a infraestrutura e ainda nas políticas públicas”, destaca Fernando Hilgenstieler.

O Sindicato também tem realizado, ao longo dos anos, ações que incentivem o crescimento profissional para elevar a qualificação dos trabalhadores e tornar as empresas cada vez mais eficientes e competitivas. “É assim que podemos contribuir para os setores que representamos serem ainda mais importantes para o desenvolvimento econômico e social da região”, avalia o presidente.

O setor moveleiro representa um dos segmentos mais relevantes e tradicionais da região. Sob a base do Sindusmobil, que inclui os municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre, estão 184 empresas e mais de 7.000 trabalhadores. Em 2020, a estimativa é que o faturamento com as vendas nacionais e internacionais das empresas tenha ultrapassado R$ 1,1 bilhão.

As indústrias moveleiras de São Bento do Sul lideram as exportações de móveis, com 34% de representatividade em Santa Catarina e 14% no Brasil. O setor é responsável por 68% das exportações do município. O Sindusmobil representa ainda a construção civil, que vem registrando importantes avanços. Já são 134 empresas atuantes e 660 trabalhadores nos dois municípios.

leia: PRODUÇÃO DE MÓVEIS CAI FORTE EM JUNHO EM RELAÇÃO AO MÊS ANTERIOR

CLUSTER MUNDIAL

A região se tornou um dos mais avançados clusters de móveis do mundo e referência na fabricação de produtos com madeira maciça. Essa condição foi conquistada após anos de permanente investimento em tecnologias, processos e design. São mais de 100 anos de história, que garantiram ampla experiência e conhecimento técnico. Além dos fabricantes, a estrutura mantém fornecedores, prestadoras de serviços, laboratórios técnicos e ensino profissionalizante, técnico e superior.

Os investimentos realizados pelas empresas moveleiras vêm tornando as unidades industriais mais eficientes, seguras e competitivas. Grande parte das máquinas utilizadas pela indústria moveleira da região utilizam as tecnologias mais modernas do mundo. “O resultado é um processo de trabalho mais fácil e ágil e um ambiente melhor, mais limpo e seguro”, destaca Fernando Hilgenstieler.

 

HISTÓRICO DE REALIZAÇÕES

O Sindusmobil foi fundado em 8 de agosto de 1961, inicialmente como associação, e transformado em sindicato em 6 de julho de 1971. Sua missão é promover o desenvolvimento econômico sustentável da categoria e das empresas do setor.

O Sindusmobil vivenciou as mais importantes fases do setor moveleiro. Acompanhou a explosão dos móveis coloniais, que ficaram especialmente conhecidos em todo o país após a exposição do centenário de São Bento do Sul em 1973. Atuou de forma mobilizadora desde o início de suas atividades, como no controle da exportação de madeiras nobres e, posteriormente, em diversas reivindicações por políticas de desenvolvimento e infraestrutura que garantissem o crescimento do setor.

O Sindicato foi motivador do nascimento da Fetep, onde foi criado o primeiro consórcio de exportação da região. Na ocasião, foram realizadas pesquisas para melhorar a qualidade da madeira renovável, trazendo forte avanço na profissionalização das empresas.

O Sindusmobil também protagonizou o surgimento do Arranjo Produto Local de Móveis do Planalto Norte Catarinense, que através de uma parceria com o Sebrae realizou ações para o desenvolvimento integrado do setor. Destacam-se o surgimento do selo Biomóvel, a promoção da Móvel Brasil, os investimentos em design e ações mercadológicas voltadas à conquista do mercado brasileiro.

leia: MÓVEL BRASIL GERA U$ 8,3 MI EM NEGÓCIOS COM PROJETO COMPRADOR

MÓVEL BRASIL

O Sindusmobil também é responsável pela realização da Móvel Brasil, a maior vitrine do polo moveleiro local e um dos mais importantes eventos econômicos da região. A 13ª edição da feira acontecerá entre 17 e 20 de maio de 2022, na Promosul, reunindo mais de 100 marcas moveleiras e atraindo lojistas de todo o país a São Bento do Sul. O evento, reconhecido como um dos principais do segmento da média e alta decoração do país, é a principal vitrine e um dos impulsionadores das empresas da região.

Os móveis do polo moveleiro de São Bento do Sul são reconhecidos, nacional e internacionalmente, pela alta qualidade, acabamentos nobres e durabilidade. A região é a principal produtora nacional de móveis de madeira maciça, que aliada às práticas sustentáveis de fabricação, agrega valor aos produtos e se torna uma verdadeira marca de qualidade.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?