IMG-LOGO

Produção de móveis cai forte em junho em relação ao mês anterior

Por Edson Rodrigues - 04 de Agosto 2021
458.jpg
458

A produção de móveis este ano tem oscilado bastante mês a mês, segundo dados da pesquisa mensal de produção física industrial do IBGE. Em janeiro o volume aumentou 2,6% na comparação com dezembro, na mesma base de comparação, em fevereiro recuou 1,1%, mais 9,1% em março de queda, em abril outro recuo de 8,0%, somente voltando a índice positivo em maio, quando registrou 4,0%, mas em junho voltou a cair 5,2% na comparação com o mês imediatamente anterior.

Esta gangorra, porém, não chegou a comprometer a variação percentual de janeiro a junho quando comparada com igual período de 2020. Claro, isso se deve ao tombo do volume produzido no primeiro semestre do ano passado, por conta da pandemia e consequentemente paralisação de fábricas. Assim, o primeiro semestre deste ano registra alta de 23,2%.

A taxa anualizada também carrega bastante residual do primeiro semestre do ano passado. Por isso, o número é positivo em 15%, 0,1% menor do que os 12 meses imediatamente anteriores.

leia: PROGRAMA OBJETIVA AUMENTAR PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL A BAIXO CUSTO

Veja abaixo o quadro completo da movimentação da produção de móveis no período de junho de 2020 a junho de 2021, com dados do IBGE:

Comentários