IMG-LOGO

Obra que narra a epopeia de imigrantes será lançada hoje

Revisado Natalia Concentino - 18 de Fevereiro 2025
livro.jpg

O volume “Os imigrantes a madeira e o móvel” é a segunda publicação da série Lavoro Italiano, idealizada e produzida pela Editora da Imigração para relembrar, explorar e valorizar a atuação dos imigrantes venezianos e italianos na construção do Brasil moderno.

 

O lançamento da obra em Bento Gonçalves acontecerá na terça-feira, dia 18, em um espaço no interior da Movelsul, no horário entre 18 e 20 horas.

 

Resultado de cuidadosa pesquisa documental e fotográfica, a obra testemunha como, com sacrifício, trabalho e esperança, nossos emigrantes construíram igrejas, empresas e cidades no Brasil, ainda hoje habitadas em grande parte pelos descendentes dos fundadores.

 

A série foi apresentada em 2023 em Belluno, Pádua, Rovigo, Treviso, Veneza, Verona e Vicenza como parte do projeto A Oitava Província retorna ao Vêneto, organizado pelo Comitê Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS) em colaboração com a Associação Veneti nel Mondo, com a contribuição da Região do Vêneto.

 

“Os imigrantes a madeira e o móvel” traça a história do mobiliário ao longo do tempo, da antiguidade ao século XVIII, e depois se concentra no desenvolvimento do mobiliário no Brasil: os artesãos, as primeiras fábricas, a indústria que cresceu em ritmo tímido na Bahia e no Rio. A Serra Gaúcha e a imigração têm um “lugar especial” no volume. 

 

A pesquisa começa no norte da Itália, nas cidades do Vêneto, que se orgulham de sua excelente atividade artística e de marcenaria desde o século XI. Durante o projeto A Oitava Província Retorna ao Vêneto, Rocha teve a oportunidade de estudar em profundidade o material utilizado no patrimônio cultural do Vêneto.

 

A narrativa acompanha a travessia do oceano até a densa floresta das colônias italianas, a derrubada das florestas, as primeiras casas e os primeiros móveis feitos com ferramentas rudimentares. Os primeiros marceneiros, a evolução da indústria moveleira até Bento Gonçalves se tornar um importante polo moveleiro.

 

A contribuição de descendentes de imigrantes como Aldo Cini, Felice Barzenski, Dorvalino Pozza e Lourenço Castellan para o crescimento do setor, a madeira como motor do ciclo econômico e como ela impulsionou setores como transporte e vinificação também são temas abordados.

 

leia: Mini casa será exposta na Movelsul 2025, em Bento Gonçalves

 

O livro, que conta com o patrocínio e a promoção da Associação Veneti nel Mondo aps, será lançado em dez cidades do Brasil, entre elas:

 

 

  • 18/02/2025 em Bento Gonçalves, município honorário do Vêneto e primeira colônia de imigração italiana no Rio Grande do Sul, na Movelsul, a mais importante feira de móveis do sul do Brasil;
  • 21/02/2025, Dia Nacional do Imigrante Italiano, em Faxinal do Soturno;
  • 22/02/2025 em Silveira Martins, na quarta colônia de imigração italiana no Rio Grande do Sul;
  • 26/02/2025 em Recife, no Centro Cultural Dante Alighieri, em colaboração com Comites;

 

O livro também será apresentado em Marau e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, em Brasília, em São Paulo e no Paraná em datas a serem confirmadas.

 

A obra recebeu aporte da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Bertolini Construção Naval da Amazônia, Randoncorp, SCM Group e Transportes Cavalinho.

 

O prefácio da obra “Os imigrantes, a madeira e o móvel” é do jornalista Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group, que edita publicações do setor moveleiro brasileiro há quase 25 anos.

 

 

Comentários