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Novos hábitos de compra indicam um futuro mais digital

Por Evelyn - 09 de Maio 2019
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A 38° edição do estudo Webshoppers, realizado pela Ebit, aponta um crescimento considerável do e-commerce no primeiro semestre de 2018. Segundo avaliações coletadas, a empresa estimou um aumento de 12% no faturamento em relação a 2017, cerca de R$53,4 bilhões.

Para o ano de 2019, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta um faturamento de 16% em relação ao ano anterior, faturando cerca de R$ 79,9 bilhões.

O aumento do faturamento se dá devido a forma com a qual os consumidores passaram a interagir com os produtos. Compras pela internet são cada dia mais comuns e mais intuitivas, facilitando a aquisição de soluções.

A propagação do uso de smartphones também teve um papel fundamental, fazendo com que as pessoas passassem a ter mais acesso ao ambiente virtual e adquirir mais produtos por meio dele. Em dados divulgados pela Webshoppers, foi comprovado que aproximadamente 32% das transações do e-commerce foram realizadas por meio de dispositivos móveis.

Outro fator que trouxe mudanças significativas ao cenário de vendas virtuais, foi a inserção da Geração Z no mercado de trabalho.

 

Geração Z

Os jovens da Geração Z, serão em 2019 cerca de 32% da população mundial, como aponta estatísticas da ONU (Organização das Nações Unidas) que utiliza o ano 2000/2001 como quebra geracional.

A inserção dos jovens da Geração Z no mercado de trabalho e o aumento de poder aquisitivo desse público, apresenta um novo desafio para a forma com a qual as empresas se relacionarem com o mercado.

Os nascidos em 2000 estão inseridos na era digital, não conhecendo o mundo anterior a tecnologia. A forma com a qual esses jovens se relacionam com a compra de produtos é diferente das gerações anteriores.

 

Futuro mais digital

Acostumados com um mundo virtual, os jovens da Geração Z estão habituados a realizar pesquisas e conhecer mais sobre os produtos antes de tomarem decisões de compra. O ambiente online também é opção mais usada pelos jovens na hora de adquirir produtos, alterando a relação entre o e-commerce e o consumidor.

Estimativas de mercado indicam que a Geração Z está muito mais habituada ao ambiente online em relação a geração anterior. Para eles é comum compartilhar até 5 telas ao mesmo tempo, como celular, TV, tablets, computadores e acessórios.

O uso de redes sociais é constante. Podcasts, blogs e serviços de streaming, como a Netflix e o Spotify, também estão entre as suas áreas de interesse, assim é necessário estar atento à forma de consumo dos conteúdos e produtos dessa geração, para descobrir como alcançá-los com ações de marketing.

 

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