Um programa pra fazer diferença
No programa de hoje, exibimos a segunda parte da conversa com Diego Araujo Santos, diretor de marketplace no Mercado Livre, sobre desafios e perspectivas do comércio online de móveis e colchões para 2024.
Ele responde como funciona o sistema de lojas para venda de móveis e colchões? Se os interessados precisam de representante comercial ou podem negociar diretamente com o Mercado Livre? E quais as maiores vantagens de vender móveis e colchões pelo Mercado Livre?
No Cá entre nós, Ari Bruno Lorandi afirma que o marketing deve facilitar a vida do cliente, e isso se faz com conteúdo.
Diego Araujo Santos, diretor de marketplace do Mercado Livre afirma que “quando o cliente busca móveis e colchões, em 96 dos termos não tem marca relacionada. Significa que em apenas 4% dos casos a marca impacta o cliente”.
Se isso acontece no e-commerce não é diferente nas lojas físicas.
E não poderia ser diferente. Como se diferenciar em um segmento composto por quase 20 mil empresas fazendo a mesma coisa, cada um procurando forma de vender por menos para sobreviver no competitivo mercado onde o varejo faz promoções com até 60% de desconto? Quem tem 60% de lucro para entregar ao consumidor? É óbvio que grande parte deste desconto sai do bolso do industrial.
Se é impossível mudar este quadro, qual a saída para quem quer mostrar algum valor para o cliente? – aqui estamos falando de mostrar vantagens competitivas para o lojista.
Uma das formas ainda pouco utilizada nos anúncios em revistas especializadas é o marketing de conteúdo, uma abordagem estratégica focada na criação de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, impulsionar ações lucrativas do cliente.
Em vez de lançar produtos ou serviços, uma abordagem estratégica baseada em conteúdo fornece matéria relevante e útil aos seus clientes potenciais e clientes atuais para ajudá-los a resolver problemas em seu trabalho.
E isso deve ser feito nos canais B2B.
Por quê? Porque quando as empresas criam conteúdo excelente, elas podem esperar um ou mais destes quatro benefícios:
• Aumento de vendas
• Poupança de custos
• Melhores clientes que têm mais fidelidade
• Receita baseada em conteúdo (ou seja, conteúdo como centro de lucro)
Então, identificando quais as dores do seu cliente, desenvolva conteúdo para tornar o trabalho dele menos difícil. E, na maioria dos casos, o principal problema que você precisa resolver é a confiança do seu cliente de que ele está comprando do melhor fornecedor.
Cá entre nós: Se você quer mesmo se diferenciar de seus concorrentes, responda a esta pergunta para os seus clientes: por que eles devem necessariamente comprar de você?
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