IMG-LOGO

Um programa pra fazer diferença

Por Natalia Concentino - 20 de Março 2024

No programa de hoje, exibimos a segunda parte da conversa com Diego Araujo Santos, diretor de marketplace no Mercado Livre, sobre desafios e perspectivas do comércio online de móveis e colchões para 2024.

 

Ele responde como funciona o sistema de lojas para venda de móveis e colchões? Se os interessados precisam de representante comercial ou podem negociar diretamente com o Mercado Livre? E quais as maiores vantagens de vender móveis e colchões pelo Mercado Livre?

 

No Cá entre nós, Ari Bruno Lorandi afirma que o marketing deve facilitar a vida do cliente, e isso se faz com conteúdo.

 

Diego Araujo Santos, diretor de marketplace do Mercado Livre afirma que “quando o cliente busca móveis e colchões, em 96 dos termos não tem marca relacionada. Significa que em apenas 4% dos casos a marca impacta o cliente”.

 

Se isso acontece no e-commerce não é diferente nas lojas físicas.

 

E não poderia ser diferente. Como se diferenciar em um segmento composto por quase 20 mil empresas fazendo a mesma coisa, cada um procurando forma de vender por menos para sobreviver no competitivo mercado onde o varejo faz promoções com até 60% de desconto? Quem tem 60% de lucro para entregar ao consumidor? É óbvio que grande parte deste desconto sai do bolso do industrial.

 

Se é impossível mudar este quadro, qual a saída para quem quer mostrar algum valor para o cliente? – aqui estamos falando de mostrar vantagens competitivas para o lojista.

 

Uma das formas ainda pouco utilizada nos anúncios em revistas especializadas é o marketing de conteúdo, uma abordagem estratégica focada na criação de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, impulsionar ações lucrativas do cliente.

 

Em vez de lançar produtos ou serviços, uma abordagem estratégica baseada em conteúdo fornece matéria relevante e útil aos seus clientes potenciais e clientes atuais para ajudá-los a resolver problemas em seu trabalho.

 

E isso deve ser feito nos canais B2B.

 

leia: Veja como o Mercado Livre está investindo em móveis e colchões

 

Por quê? Porque quando as empresas criam conteúdo excelente, elas podem esperar um ou mais destes quatro benefícios:

 

• Aumento de vendas

• Poupança de custos

• Melhores clientes que têm mais fidelidade

• Receita baseada em conteúdo (ou seja, conteúdo como centro de lucro)

 

Então, identificando quais as dores do seu cliente, desenvolva conteúdo para tornar o trabalho dele menos difícil. E, na maioria dos casos, o principal problema que você precisa resolver é a confiança do seu cliente de que ele está comprando do melhor fornecedor.

 

Cá entre nós: Se você quer mesmo se diferenciar de seus concorrentes, responda a esta pergunta para os seus clientes: por que eles devem necessariamente comprar de você?


 

Comentários