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Profissionais de marketing usam seus APPs para impulsionar vendas

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Imagem: Freepik

Os profissionais de marketing estão redobrando esforços em canais com os quais podem contar para gerar ROI, e os aplicativos estão na vanguarda. Mais empresas agora recorrem a estratégias avançadas de aplicativos, porque elas geram mais resultados de negócios, como aprimorar a fidelização do cliente e o lifetime value. À medida que as expectativas do consumidor aumentam para experiências omnicanal e mais aplicativos se tornam disponíveis, como você pode garantir que sua marca seja reconhecida?

 

No Google, tivemos o privilégio de trabalhar com centenas de anunciantes para acelerar o crescimento de seus negócios com aplicativos. A partir de anos de experiência, aprendemos o que funciona. Aqui estão três áreas para priorizar ao formular (ou reformular) sua estratégia de aplicativo para encantar os consumidores e impulsionar o crescimento lucrativo.

 

 

1. Aumente o ROI com experiências omnicanal perfeitas

 

Os consumidores agora usam aplicativos para fazer coisas que costumavam exigir um laptop, um telefonema ou até mesmo uma viagem pela cidade. Você se lembra da espera na fila do banco? Hoje muitas instituições financeiras criaram aplicativos que colocam a agência bancária no bolso do cliente. Vários bancos mais novos têm filiais no exterior, optando por tornar seu aplicativo o centro da experiência do cliente.

 

Cada vez mais, os clientes também recorrem aos aplicativos como um valioso companheiro de compras na loja. De fato, 78% dos clientes que possuem um smartphone usaram o aplicativo de um varejista ao fazer compras na loja nos últimos 12 meses.

 

O que está motivando esse comportamento? Os aplicativos podem fornecer aos clientes um valor exclusivo para melhorar suas experiências na loja, como oferecer inventário e verificações de preços, permitir pesquisas rápidas de cupons ou até mesmo sequenciar itens automaticamente em uma lista de compras para ajudar as pessoas a navegar pelos corredores da loja com eficiência. Assim, à medida que as expectativas do consumidor aumentam e as experiências online e offline se confundem, os profissionais de marketing devem se adaptar quebrando os silos organizacionais internos.

 

Os profissionais de marketing também estão se apoiando em novas soluções tecnológicas para criar melhores experiências nos pontos de contato da marca. O Web to App Connect, por exemplo, ajuda a garantir que os clientes que já têm seu aplicativo instalado cheguem ao conteúdo mais relevante no aplicativo depois de clicar em seus anúncios. Isso melhora a experiência do cliente e o desempenho da campanha. Em média, o Web to App Connect oferece uma taxa de conversão duas vezes maior para cliques que chegam ao aplicativo em comparação com um site para celular.

 

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O varejista de moda on-line BooHoo.com é um exemplo poderoso de como o Web to App Connect pode melhorar os resultados. Como muitas empresas, os usuários do aplicativo móvel da BooHoo têm taxas de conversão mais altas do que outros clientes, mas a prática usual de campanha publicitária digital da marca de direcionar todos os usuários para seu site resultou em uma experiência insuficiente para os usuários do aplicativo.

 

Para remediar isso, a equipe usou o Web to App Connect para direcionar os clientes para um conteúdo atraente dentro do aplicativo móvel, proporcionando uma experiência perfeita que aumentou as conversões. Como Nicola Black, gerente sênior de mídia paga da BooHoo, compartilhou: “Os resultados foram fenomenais; O ROI melhorou em 75%.”

 

2. Aumente a fidelidade — e os lucros — por meio de clientes novos e existentes

 

Quando um usuário baixa o aplicativo de uma marca e o coloca em sua tela inicial, a marca tem uma rara oportunidade de construir um relacionamento direto e individual. Os varejistas fazem isso bem, fornecendo aos usuários de aplicativos uma conveniência adicional por meio de recursos como orientação na loja, checkouts mais rápidos e descontos exclusivos.

 

Parece estar funcionando. Marcas de varejo que projetam jornadas de aplicativos para aumentar a fidelidade do cliente têm um Net Promoter Score 32% melhor do que os varejistas que não o fazem. A grande maioria dos retailers também obtém valor comercial incremental dos usuários do aplicativo. Até 87% concordam que os usuários de seus aplicativos são mais leais e têm maior lifetime value do que os não usuários. Além disso, 83% dos varejistas dos Estados Unidos concordam que os clientes de aplicativos tendem a fazer mais compras em comparação aos clientes que não usam aplicativos.

 

 

Agora que, aparentemente, existe um aplicativo para tudo, é fundamental garantir que os clientes saibam que seu aplicativo está disponível. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio de um push promocional usando campanhas para apps no Google Ads. Com tecnologia de IA do Google, as campanhas para apps permitem que você forneça seus recursos criativos e metas para promover seu aplicativo nas maiores propriedades do Google, tudo a partir de uma única campanha paga.

 

Essas campanhas são eficazes para alcançar novos clientes rapidamente e em grande escala e podem até ajudar a melhorar o desempenho orgânico. De acordo com o Data.ai, 45% da atividade de aplicativos da Amazon vem de instalações pagas. Portanto, parece lógico afirmar que a estratégia de aplicativos da Amazon ajudou a impulsionar o aumento de 17 pontos percentuais do share da empresa em e-commerce entre 2016 e 2021.

 

Mas aqui está uma verificação da realidade: fazer com que os usuários baixem seu aplicativo não garante que eles irão usá-lo. Como apenas 37% dos consumidores ativam notificações push quando baixam aplicativos em diferentes categorias, pode ser difícil notificar a grande maioria dos usuários sobre descontos, recursos e outras novidades.

 

Felizmente, superar esse obstáculo é possível. Uma forma de fazer isso é por meio de uma estratégia de reengagement, que também está disponível nas campanhas para apps. Usando essa abordagem, você pode engajar novamente clientes específicos — como usuários que fizeram uma compra logo após baixarem seu aplicativo, mas desistiram — exibindo a eles um anúncio com uma nova oferta disponível no aplicativo.

 

3. Aumente sua base de dados próprios para obter sucesso no longo prazo

 

À medida que o acesso a cookies, IDs de anúncios e outros identificadores pessoais se deteriora, o futuro do marketing requer uma base sólida de dados primários consentidos. Será essencial medir as conversões de forma eficaz e atingir os consumidores com anúncios relevantes.

 

Os aplicativos são uma ferramenta valiosa que pode preparar você para o sucesso, criando uma troca de valor que seja atraente para os clientes.

 

Os aplicativos são uma ferramenta valiosa que pode preparar você para o sucesso, permitindo que você crie uma troca de valor que seja atraente para os clientes. Um exemplo poderoso disso é um aplicativo que oferece aos usuários uma experiência de compra perfeita e eficiente.

 

O público, especialmente os consumidores mais jovens, espera menos atrito ao fazer uma compra. Em um estudo global recente, descobrimos que a geração Z (45%) e millenials (48%) são significativamente mais propensos do que a geração X (36%) e os boomers (28%) a dizer que o fato de um varejista ter suas informações de conta e pagamento arquivadas é importante para sua decisão de comprar com eles regularmente. E com a Geração Z representando quase 30% da população global, ela está se tornando rapidamente a nova força de compras. As marcas devem se adequar aos seus hábitos e preferências específicas para acompanhar a evolução do mercado.

 

Coletar essas informações, no entanto, requer uma estratégia. Em uma pesquisa com desenvolvedores de aplicativos sobre como criar dados primários com eficácia, descobrimos que é importante seguir três práticas recomendadas comuns.

 

Primeiro, seja transparente com os usuários sobre como suas informações serão usadas em seu aplicativo. Em segundo lugar, mostre aos usuários como você proporcionará uma experiência melhor para eles quando compartilharem informações com você por meio de seu aplicativo. E, finalmente, em troca do valor fornecido aos seus usuários, incentive-os a criar uma conta no aplicativo e fazer login.

 

À medida que os consumidores passam mais tempo em aplicativos, os profissionais de marketing de sucesso abrem novas oportunidades para construir relacionamentos diretos entre sua marca e seus clientes. Por fim, aqueles que priorizam jornadas de aplicativos e soluções de aplicativos superiores estarão posicionados para encantar os consumidores e gerar ROI para seus negócios nos próximos anos.

 

*Por Mike Henry, Belinda Langner/thinkwithgoogle.com

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