IMG-LOGO

Evolução das formas de pagamento: tendências fortes para 2024

Revisado Natalia Concentino - 22 de Março 2024
Imagem1.png
Kiki Del Valle, vice-presidente executiva de Desenvolvimento de Mercado para América Latina e Caribe (LAC)

O futuro dos pagamentos é agora. Cada vez mais latino-americanos estão recorrendo a soluções digitais para suas transações financeiras e espera-se que essa tendência continue. Hoje destacamos três tendências de clientes digitais:

 

  1. cartões que facilitam a digitalização dos usuários;
  2. crescimento do uso de carteiras digitais;
  3. importância cada vez maior da segurança e da privacidade para os clientes.

Essas três tendências continuarão em 2024?

 

Cartões: consumidores escolhem os pagamentos mais convenientes, e-cartões continuam no topo

 

O estudo da Mastercard sobre o comportamento de pagamento dos consumidores na América Latina realizado em 2023 mostrou que 77% dos consumidores já usaram pagamentos eletrônicos. Os cartões continuam sendo o meio preferido em lojas físicas (44%) e on-line (54%), mas também há uma tendência de crescimento significativo na adoção de novos métodos de pagamento, como carteiras digitais, em que 50% dos latino-americanos usam carteiras digitais habilitadas para cartões.

 

Cerca de 55% dos consumidores usam o método de pagamento por débito. Os cartões de débito Mastercard oferecem uma experiência digital segura e fluida, com acesso a benefícios exclusivos.

 

O aumento da incidência de crimes cibernéticos e a expansão do ambiente digital para novas comunidades e indivíduos em todo o mundo é uma preocupação crescente para os consumidores no mundo inteiro bem como na região da América Latina e Caribe (LAC), especialmente ao fazerem pagamentos e outras transações bancárias.

 

Os clientes, com seu cartão de débito Mastercard, conseguem transparência, controle sobre seus gastos, flexibilidade para fazer compras e uma experiência rápida e fácil com acesso instantâneo ao cartão digital, confirmando que o cartão de débito é o método de pagamento mais seguro para os consumidores, com 36%.

 

Uso de carteiras digitais?

 

As carteiras digitais se tornaram muito populares entre os jovens adultos, que as escolhem principalmente para pagamentos on-line. Surpreendentemente, 44% dos consumidores com idade entre 18 e 30 anos citam a conveniência como o principal fator que influencia suas escolhas de pagamento on-line.

 

Na Mastercard, estamos garantindo que a escolha do consumidor continue sendo prioridade, e estamos cientes do potencial das carteiras digitais em 2024. Acreditamos na importância de oferecer flexibilidade e acessibilidade para nos adaptarmos às preferências individuais dos usuários e na importância de proporcionar um ambiente digital seguro, o que é possível graças às ferramentas de análise de dados e às tecnologias de inteligência artificial, proporcionando segurança, tranquilidade e privacidade aos clientes.

 

O futuro dos pagamentos definitivamente já chegou. Cada vez mais consumidores da região estão recorrendo à tecnologia para realizar suas transações financeiras e, embora a aceleração da adoção digital crie uma nova complexidade, ela também cria oportunidades para aumentar a confiança do consumidor. Na Mastercard, apoiamos o desenvolvimento do comércio digital por meio da aplicação de soluções tecnológicas inovadoras que proporcionam segurança e confiança aos nossos clientes.

 

leia: Veja análise sobre o futuro do comércio eletrônico na Ásia

 

Clientes preocupados com segurança e privacidade

 

83% dos latino-americanos disseram que os recursos de segurança são um aspecto influente na escolha do método de pagamento a ser usado e 73% afirmaram que a privacidade é prioridade máxima.

 

É essencial que os consumidores tenham a capacidade de fazer pagamentos de forma conveniente, rápida e fácil, sem comprometer sua segurança. Por esse motivo, a Mastercard está implementando as medidas necessárias para fortalecer a proteção do consumidor por meio de uma estratégia abrangente de segurança cibernética.

 

Com a ameaça persistente de hackers e golpistas, observamos cada vez mais que consumidores vêm adotando medidas de proteção para salvaguardar sua segurança, e é por isso que, na Mastercard, incorporamos várias camadas de proteção de privacidade e segurança no design de produtos e soluções, como tokenização, criptografia e anonimização.

 

*Por Kiki Del Valle, vice-presidente executiva de Desenvolvimento de Mercado para América Latina e Caribe (LAC)

 

Publicado por www.bloomberglinea.com.br


 

Comentários