IMG-LOGO

Projeto Mobstone promete inovação no setor

CAPA-NOTA.jpg

Expectativa é a palavra que resume o sentimento da organização da 14ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma), que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de março, em Bento Gonçalves (RS). Para essa edição, a feira preparou diversas novidades, entre elas está o projeto Mobstone - Mobiliário em Pedra que também foi idealizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e conta com o apoio do Sindmóveis/Projeto Raiz, do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário e da Revista Rochas. Além do patrocínio da Pro Marmo Revenda de Pedras.

Essa iniciativa inédita demandou cerca de cinco meses de desenvolvimento de produtos com a utilização da rocha ornamental como matéria-prima principal ou secundária do mobiliário. Quem circular pela Fimma terá a oportunidade de conferir toda a potencialidade, personalidade, versatilidade e beleza das rochas por meio da exposição de protótipos.

O presidente da Fimma 2019, Henrique Tecchio, confirma que o projeto atinge seu objetivo de promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha. “A primeira edição do Mobstone comprova que o novo segmento de rochas na Fimma Brasil 2019 será de grande relevância”, aponta.

 

Expositores e profissionais

 

Quatro equipes participaram do projeto: as indústrias Amma DesignTremarinAziforma e Heitor Móveis; os designers Marta ManenteJuliana DesconsiGemile Nondillo e Augusto Crespi; e os marmoristas De CarliMicfelCJ Mármores e Granitos e Cammino Pedras.

O diretor comercial e administrativo da De Carli Mármores e presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais do Rio Grande do Sul (Simag/RS), Alexandre Bittencourt De Carli, diz que viu no projeto Mobstone a oportunidade de aproximação com designers e parceiros do mobiliário para desenvolver uma linha de produtos com valor agregado, e que pudessem ser fabricados em um padrão de repetição. Atualmente, a De Carli trabalha exclusivamente com projetos sob medida. “Na Fimma temos a expectativa de uma excelente feira, pela tradição que ela já tem, e acreditamos que nossa participação no evento possa prospectar diferentes parceiros e clientes para alcançarmos o nosso principal objetivo de criar uma linha de produtos inovadora no nosso setor”, destaca De Carli.

Já o diretor comercial da Pro Marmo, Rodrigo Rizzardo, afirma que a experiência com o Mobstone foi muito positiva, demonstrando caminhos que podem ser trilhados para a geração de negócios e diferentes opções de produto ao setor moveleiro. “Acredito que essa iniciativa nos possibilite maior aproximação com o mercado moveleiro, apresentando as possibilidades da aplicação de rochas ornamentais em peças do mobiliário”, destaca Rodrigo.


Conheça o conceito de cada iniciativa


Coleção Meteoro - desenvolvida pelo Stúdio Marta Manente para a Amma Design com participação da marmoraria De Carli Mármores

A pedra utilizada nesse projeto foi a Meteorus, que além de surpreender em seus detalhes, carrega texturas e marcas próprias de um elemento que representa o seu estado natural, seja ela proveniente do solo ou do espaço.

A coleção é composta de uma mesa de centro, que funciona tanto individualmente quanto em composições e suas bordas trazem detalhes em dourado que contrastam com a pedra do tampo; uma mesa lateral, que também explora os detalhes em dourado e filetes no acabamento, sendo que a peça é capaz de compor e decorar o ambiente com refinamento; e um painel que recebe traços ainda mais elegantes com o detalhe bisotê de suas arestas e, além disso, o filete dourado traz um cuidado especial para a peça.

 



Coleção Triza – desenvolvida por Bria Design para a Aziforma com a participação da marmoraria CJ Mármores

Uma das principais características é a valorização das formas geométricas e os volumes. São peças feitas com pedras (mármores) e o apoio de uma armação de aço.

A coleção é composta por mesas de apoio (canto, centro e aparador), luminárias e chaise entre outras. Todas elas possuem dois níveis de contraste com materiais de alta qualidade e atemporais como a pedra e a madeira. As mesas de apoio foram criadas através de estruturas de aço utilizando várias seções, ângulos, hastes e barras planas com uma superfície em mármore agregando valor e ressaltando a leveza das estruturas metálicas. A sofisticada silhueta da chaise revela sua personalidade. A base rígida em aço vem em versões com quatro ou cinco raios, norteados pela proporção onde a geometrização foi o conceito básico das peças. As opções de acabamento para a base de apoio são: cromado, polido, cromado preto e metal com acabamento em champanhe, latão, cobre etc. em contraponto com a elegância da base em pedra, com seu tampo linear e alongado com diversos usos e apoios.

 



Coleção Louvre – desenvolvida pelo designer Augusto Crespi para a Heitor Móveis, com a participação da marmoraria Cammino Pedras

A coleção Louvre é inspirada na moderna arquitetura da pirâmide de vidro do Museu do Louvre, que simula uma joia lapidada. Foi desenvolvida para compor ambientes que vão do clássico ao contemporâneo mesclando a madeira, o metal e a pedra. A pirâmide invertida, característica marcante da coleção, faz referência a mesma forma geométrica situada no interior do Louvre construída por 84 losangos e 28 triângulos. Outro elemento inspirador é a contraposição da construção renascentista do museu com a pirâmide moderna. Assim como nas peças da coleção, que possuem estilo minimalista com linhas retas, a união de estilos cria um efeito complementar, realçando a beleza de cada produto.

 



Linha Harpa – desenvolvida pela designer Juliana Desconsi para a Tremarim, com participação da marmoraria Micfel 

Elementos de extrema simplicidade e elegância aplicados aos efeitos da marcenaria imprimem um ar sofisticado e uma certa poesia aos detalhes da mesa de jantar, buffet e cabinet/bar da Linha Harpa. A harpa é um dos instrumentos mais antigos da humanidade, sempre em formato triangular, ela tem sua origem nos arcos de caça.

Essas associações com o formato da peça foram aplicadas aos detalhes dos produtos, trazendo o elemento triangular acompanhado pela linha que simboliza a corda e com detalhes sutis e delicados que estão presentes no estereótipo de uma harpa. A combinação de madeira e pedra faz o contraponto de elementos quentes com elementos robustos e frios. Outro contraponto é o aspecto feminino com a imponência das proporções nos produtos. Ambos também vão beber na inspiração da harpa que é doce e sutil, em seu uso, mas grande expressiva em seu tamanho.

 


 

Comentários