IMG-LOGO

SP-Arte 2024: confira 5 coleções de móveis icônicos

sparte2024.jpg
Créditos: Divulgação/Sp-Arte

A SP-Arte 2024, realizada entre os dias 3 e 7 de abril, recebeu 180 galerias de arte e design, brasileiras e internacionais, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O evento teve sua edição comemorativa aos 20 anos da feira, responsável por promover os principais talentos artísticos do país.

 

As obras e os artistas presentes revolucionam o conceito mobiliário no país e no exterior, trazendo novos ares à cena. Renomados arquitetos e designers integram o catálogo da exposição, mas também houve espaço para jovens artistas que transformam os produtos já vistos.

 

Confira os 5 destaques dessa edição da feira!

 

Coleção Nem tudo o que reluz é ouro, de Estar + TomaziCabral

 

A coleção desenvolvida por Nicole Tomazi e Sérgio Cabral é apresentada pela Estar + TomaziCabral. As peças esculturais elaboradas em palha de trigo se inspiram no metal brilhante, dourado e precioso para trazer reflexão sobre aquilo que é natural. 

 

A linha traz uma abordagem única e provocativa para o conceito de valor, material ou imaterial, e instiga uma análise em relação ao que é considerado valioso.

 

Coleção Nomad, de Juliana Vasconcelos

 

A coleção Nomad, assinada pela designer Juliana Vasconcellos para a Etel, tem uma linguagem artística simples e arquitetônica. A linha combina detalhes inspirados na topografia mineira e possui mesa, aparador, sofá e estante.

 

Os móveis incorporam tecidos jacquard e acabamentos em madeira certificada, apresentando não apenas a elegância, mas também a identidade regional brasileira. As peças evocam as raízes de Juliana, mineira, ao utilizar fibra nos banquinhos, por exemplo. Também oferecem uma perspectiva única sobre o design contemporâneo brasileiro.

 

leia: Miron Soares traz novidades do iSaloni em salas de jantar

 

Linha Ilusão, do estúdio Alva Design

 

A linha Ilusão, do estúdio mineiro Alva Design, apresenta luminárias que utilizam discos de latão cromados ou dourados. A característica principal das obras são os efeitos visuais proporcionados pela matéria-prima pouco convencional.

 

Essa novidade resultou na marca autoral, criada por Renato Tomasi e pela loja A de Arte. As peças destacam-se não apenas pela função de iluminação, mas por sua capacidade de transformação em obras de arte quando apagadas, podendo compor qualquer espaço.

 

Coleção Platina Celeste, de Cris Bertolucci

 

Inspirada no fascínio cósmico, a coleção abraça uma abordagem neobarroca industrial aliada à funcionalidade do século XXI. As obras têm tons lunares, formas que evocam o universo galáctico e imensidão do espaço sideral.

 

A coleção busca transcender o minimalismo, incorporando complexidade ornamental e uma perspectiva voltada para o futuro. Ela é composta por lustres, luminárias e mesas que utilizam latão e alumínio para expor o prateado. Também são trabalhadas texturas, profundidade e acrílico.

 

Coleção Trilha, da Novidário

 

A coleção Trilha, apresentada pela Novidário, é o resultado de uma ampla pesquisa sobre o uso de matérias-primas recicladas. Ela representa o compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.

 

A linha de tapetes Mapa é produzida com resíduos de garrafa pet, enquanto a Cadeira Pipa tem leveza e estética retrô, que combina bem com revestimento para cozinha. Mais do que uma simples linha de mobiliário, a Trilha é um convite para um futuro mais sustentável e consciente.

 

A maioria dos móveis, sejam bancos, cadeiras, lustres, abajures ou mesas, pode ser utilizada em diversas partes da casa. Além de trazer sofisticação para o ambiente, as peças são verdadeiras obras de arte que valorizam a ancestralidade do design brasileiro, reconhecido internacionalmente.

Comentários