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A transformação começa por mim

22 de Fevereiro 2022
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Para você, o que significa afirmar que “a diversidade começa em mim”? Enquanto reflete, vamos falar mais sobre diversidade, inclusão e equidade?

 

Tenho muito orgulho em fazer parte e de liderar um time que vai parar suas atividades esta semana para falarmos do tema. Mas, antes de falar desse nosso evento importantíssimo no Grupo Boticário, quero relembrar um pouco da nossa história e como chegamos até aqui para, juntos, construirmos o futuro.

 

Fundado em 1977 pelo Miguel, meu cunhado, o Grupo começou como uma pequena farmácia de manipulação chamada "O Boticário", lá na Rua Saldanha Marinho, no centro de Curitiba. Empreendedor nato, o Miguel foi evoluindo o modelo de negócio para além de fórmulas do tratamento médico e começou a manipular produtos de cuidados pessoais e perfumaria. Em pouco tempo, abriu uma segunda loja, estrategicamente localizada no aeroporto Afonso Pena. Por conta do grande fluxo de negócios no Paraná e da frequência com que o aeroporto fechava, devido ao clima curitibano, nossa loja ganhou uma relevância extra. Com os vôos atrasados, as pessoas entravam na loja com mais tempo e podiam experimentar e conhecer nossos produtos. Assim, compravam perfumaria e cuidados pessoais para presentear e, de quebra, nos ajudavam na logística, espalhando Acqua Frescas, Thatys e Azulens Brasil afora.

 

Nessa trajetória, nossa história se cruzou com a da Laura, que trabalhava na Embaixada francesa de Brasília, e nos procurou para propor a primeira expansão da nossa história porque era muito abordada sobre qual a fragrância que ela usava. Assim nascia um novo modelo de negócio no Brasil, o franchising. E a nossa história com a Dona Laura continua até hoje: ela foi nossa primeira franqueada e tenho muito orgulho de dizer que hoje, a maior parte de nossas franquias segue liderada por mulheres.

 

 Aqui no Grupo, equidade de gênero sempre foi um tema importante. Somos signatários dos WEPs e da Aliança sem estereótipos - iniciativas lideradas pela ONU Mulheres - participamos das discussões mais relevantes sobre o tema e trabalhamos para garantir equidade entre mulheres e homens. Aliás, somos uma empresa predominantemente feminina: a maior parte de nossas 11 mil pessoas são mulheres, com uma participação superior a 50% em posições de liderança do grupo. Embora tenhamos indicadores melhores do que a média brasileira, também temos nossos desafios e estamos enfrentando todos abertamente para evoluirmos nessa jornada. Como bem disse a Mariana, nossa estagiária do time de Diversidade, “quanto mais perto da linha de chegada, parece que estamos mais longe”. Temos o mesmo cuidado com as outras quatro dimensões prioritárias de diversidade para nós: gerações, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e raça e etnia.

 

Estamos em 2020 e ainda vivemos uma sociedade com desafios raciais estruturais seríssimos. Esse ano foi marcado negativamente por episódios inaceitáveis e, de novo, embora tenhamos conquistas positivas e importantes em busca da equidade racial aqui no Grupo Boticário, temos a obrigação de fazer mais e influenciar quem pudermos para fazer a mesma reflexão.

 

Em julho desse ano, abrimos um diálogo sobre o tema abordando pontos de dor e sua conexão com nossas essências, podendo conversar sobre nossas pessoas, produtos e comunicação. A ideia desse grande debate era compilar todas as ricas discussões para, em novembro, assumirmos compromissos coerentes. Esse momento chegou e, hoje, eu abri nossa Semana da Diversidade 2020 com uma conversa muito importante com as lideranças de nossos grupos de afinidade - Ana, Leo, Luiza, Ruth e Alessandra - em que mais de mil colaboradores nos acompanharam ao vivo, no Brasil, Portugal e Colômbia.

 

Foi uma conversa incrível, em que pude compartilhar o que eu posso fazer, o que eu penso e qual o meu papel é em relação à diversidade. Vocês conhecerão minhas opiniões em posts nas próximas semanas sobre cada dimensão. E eu gostaria de conhecer a de vocês. Afinal, se diversidade começa dentro de cada um de nós, quando nos abrimos para escutar e nos colocarmos no lugar do outro, ela precisa sempre contagiar o próximo, certo?

 

Agora, voltando à pergunta no começo do conteúdo, qual é tua conclusão sobre o seu papel em relação à diversidade? Por onde você pode começar?

 

Vamos juntos?

 

Com este artigo, a partir de agora você vai ter mais idéias e dicas de Artur Grynbaum neste espaço criado para que grandes líderes brasileiros dividam sua experiência com empresários da cadeia moveleira. Um novo serviço da Móveis de Valor.

Ari Bruno Lorandi

Diretor

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Artur Grynbaum
Artur Grynbaum

Empreendedor, empresário e acionista do Grupo Boticário. Em março de 2021, assumiu como vice-presidente do Conselho do Grupo. Iniciou na empresa em 1986, a convite do cunhado, amigo e fundador do Grupo Boticário, Miguel Krigsner, como assistente financeiro para auxiliar na estruturação do modelo de negócios de franquias. No início dos anos 1990, se tornou sócio do Grupo Boticário. E chegou à vice-presidência executiva, em 2002. Seis anos depois, assumiu como CEO, liderando 12 mil colaboradores diretos, 43 mil indiretos e a maior rede de cosméticos do mundo. Conduziu a criação do Grupo Boticário, com uma estratégia multicanal, multimarca e multinacional com as marcas Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beautybox, Vult, Multi B, Beleza na Web e o próprio O Boticário.