IMG-LOGO

MV Norte & Nordeste n° 42

O Brasil de Cima, como denominamos as regiões Norte e Nordeste do País, segue avançando em pontos importantes como o número de indústrias e lojas. Apesar da mudança de metodologia do IBGE em 2022, mostramos nesta edição que o número de indústrias nas duas regiões soma 5.780 e, deste total, 80% estão nos estados do Nordeste. A liderança é da Bahia, seguida pelo Ceará.

 

Quando analisamos o varejo, o cenário é de transformação nas últimas décadas. Por um lado, pelo fechamento de redes tradicionais e, por outro, pelo uso de modelos mais flexíveis de governança de negócios. E, entre os exemplos de varejo nordestino bem-sucedido está a Zenir Móveis e Eletros, que acaba de inaugurar mais uma Megaloja e soma agora 60 pontos de venda físicos. Vale destacar também o crescimento do modelo de franquias, especialmente no segmento de colchões. Por sinal, nesta edição tem uma matéria especial mostrando oportunidades que as franquias representam.

 

Mas o Nordeste também mostra protagonismo através da realização de feiras e eventos, que abrem espaço para os fabricantes locais e para marcas de outras regiões do Brasil, que buscam alcançar o potencial da região. Em maio o Nordeste recebeu o Salão Móvel Paraíba, em João Pessoa, e a Expomóvel Ceará, em Fortaleza. Agora o setor se prepara para a VII edição do Conemov, que este ano será realizado no Recife, em julho, e promete recorde de público, além da discussão de temais importantes como tecnologia, sustentabilidade e associativismo.

 

Algumas empresas nordestinas apostam nas feiras para ampliar a atuação comercial e entre elas está a sergipana Avelan, capa desta edição, que deve expor em nove eventos ao longo do ano. Mas a estratégia da empresa passa também por lançamentos de produtos e ampliação da frota para se manter competitiva no disputado mercado do Norte e Nordeste.

 

E quando o assunto é vendas, um personagem importante é o representante comercial. Nesta edição vamos conhecer mais da saga dos Souza, uma família com muitos representantes comerciais, que seguiram este caminho inspirados na matriarca, dona Eunice.

 

 Mas as vendas no varejo também são fundamentais para o bom desempenho do setor e vai além do contato direto com o cliente. Estratégias de pós-vendas aumentam a retenção de clientes em pelo menos 42%, revela pesquisa da DT Network.

 

Mas essa edição tem outros conteúdos importantes, como um resumo da cobertura da Interzum, na Alemanha, evento que acompanhei presencialmente.

 

Aproveite o conteúdo.

Fique por dentro

Cadastre-se e fique por dentro das principais notícias do setor