IMG-LOGO

ABCasa Fair traz lançamentos para 2º semestre em agosto

Por Natalia Concentino - 24 de Julho 2023
abcasa.png
Foto: Divulgação/ABCasa

Entre os dias 18 e 22 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece mais uma edição da ABCasa Fair. Com 385 expositores dos setores de decoração, papelaria, flores permanentes, festas, utilidades domésticas e têxtil para casa. A segunda edição de 2023 do evento deve apresentar os grandes lançamentos e tendências para o segundo semestre. 

 

Na última edição, realizada em fevereiro deste ano, o evento reuniu mais de 380 expositores, em uma área de 75 mil m². Passaram pela feira cerca de 40 mil visitantes em busca das novidades e macrotendências no setor de home & decor. Já para essa edição de agosto são esperados em torno de 50 mil visitantes, pois o número de pessoas credenciadas no momento é maior do que o registrado nos dias que antecediam a feira de fevereiro.

 

Dividida nos setores Decoração (aroma para casa, móveis e artigos decorativos), presentes criativos (itens esotéricos e licenciados), papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil, o público contou diversas atrações como rodas de conversa no espaço Talks sobre Visual Merchandising, Carreira, Organização de Loja Física, Tendência de Cores, Oficina de Lettering e muito mais.

 

“Agora em agosto teremos aproximadamente 20 expositores de móveis. Algumas empresas trabalham especificamente com mobiliário e outras com artigos de decoração e móveis. Esses expositores trabalham muito com móveis decorativos, para a área externa, com design e até mobiliário para festas”, conta Anderson Passos, diretor da ABCasa. Ele ressalta que os móveis são bem diversos e que não são os que costumamos ver nas feiras exclusivamente moveleiras.

 

Passos diz que a feira ainda conta com vários móveis importados. “Os móveis de estilo mais clássicos costumam ser trazidos de países como Egito e Índia e os mais modernos da China, que são os que costumam agradar mais os brasileiros. Mas, mesmo assim, a ABCasa já conta com mais associados fabricantes de móveis do que importadores”, acrescenta.

 

Patrícia Brito, gerente de eventos da ABCasa, fala que uma das vantagens dos moveleiros que participam da feira é a aproximação com outros mercados. “Houve um aumento no número de associados do setor moveleiro, porém nem todas vão participar dessa edição. A ABCasa Fair traz lojistas que às vezes não frequentam as feiras puramente moveleiras, mas que, ao verem produtos de decoração e móveis juntos, aproveitam a oportunidade para levá-los juntos”.

 

leia: ABIMAD celebra 20 anos contando sua própria história

 

Principais tendências

 

Tanto Anderson Passos quanto Patrícia Brito acreditam que mesmo que o boom de vendas de móveis e artigos para decoração que aconteceu durante a pandemia tenha passado, as pessoas ainda mantiveram uma cultura de olharem para suas casas e isso mantém o mercado movimentado até hoje. “Os brasileiros aprenderam a valorizar suas casas, independentemente de suas classes sociais. Isso traz movimento ao mercado e implica numa rotatividade de decoração, por isso o desenvolvimento de novos produtos e o uso de novas cores é importante. Além disso, criou-se o hábito de aproveitar datas comemorativas como Natal, Páscoa e Halloween para incluir peças de decoração ligadas ao tema, o que gera vendas para quem trabalha com presentes criativos e produtos sazonais”, explicam.

 

Como eles disseram, a inovação das cores é fundamental e há uma tendência de uso de cores mais vibrantes, como o fúcsia, lavanda e ainda teremos a presença do terracota nesse segundo semestre. “O uso dessas cores não é muito da nossa cultura, mas os arquitetos e decoradores estão fazendo essa provocação para fugir um pouco dos tons pastéis”, afirma o diretor.

 

Lógico que, assim como foi visto nas feiras internacionais, o uso de cores e elementos que remetem à natureza também estará presente nos lançamentos. “Os tons de verde e marrom estão em alta, inclusive, para móveis de área externa devemos ver bastante o uso de verde e azul. Os materiais como cordas, sisal, palhinha e juta também devem aparecer em diversos produtos”, completa Patricia.

 

Passos aproveita para dizer também que os visitantes devem ver móveis com formas mais orgânicas, multifuncionais e alguns com uma aparência um pouco mais rústica. “Também existe um movimento de volta dos móveis clássicos no estilo Rococó, Art Noveau e Luís XV. Um tecido que está em alta é o Alcântara, que surge como opção mais sustentável e sofisticada ao suede”.

 

Serviço:

ABCasa Fair

Local: Expo Center Norte - José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, 02055-000 – São Paulo – SP | 7 a 11 de fevereiro de 2023

Horários: Primeiros 4 dias: 10h às 20h | último dia: 10h às 17h

A abertura dos portões acontece 1 hora antes do início do evento, às 9h.

Link para credenciamento: https://abcasafair.com.br/

Comentários