IMG-LOGO

Após 9 dias de paralisação, acordo põe fim à greve na Bartira

Por Natalia Concentino - 31 de Maio 2019
greve_Bartira_Diario_do_Grande_ABC.jpg
Greve de funcionários da Bartira/ Foto: Diário do Grande ABC

O anúncio do fim da greve foi feito no final da tarde de quinta-feira (30), após a realização de uma assembleia em São Caetano do Sul (SP), cidade em que está localizada a fábrica de Móveis Bartira. A paralisação dos funcionários da empresa, integrante da Via Varejo, completou nove dias.

Cerca de 1,2 mil colaboradores (dos 1,5 mil) reivindicavam mudanças na jornada de trabalho. Eles queriam trabalhar de segunda à sexta-feira e fazer a compensação dos sábados durante a semana. No acordo fechado com a empresa para que os funcionários voltassem a trabalhar, a Bartira concedeu um sábado de folga a cada 15 dias.

A greve teve início no dia 21/05 depois de o Sindicato da Construção Civil dizer que teria apresentado algumas propostas à empresa e nenhuma delas ser acatada. Desde que houve a troca da diretoria da Móveis Bartira, há três anos, que a alteração na jornada de trabalho foi feita e gerou a insatisfação dos funcionários.

Calcula-se que cada dia de paralisação tenha gerado um prejuízo equivalente a R$ 2 milhões, portanto, com nove dias sem atividades, a empresa teria somado cerca de R$ 18 milhões de prejuízo.

Comentários