IMG-LOGO

Bahia ganha Museu das Cadeiras Brasileiras

Por Evelyn - 22 de Janeiro 2019

Veja galeria de fotos acima

No final do ano passado, a cidade de Belmonte, localizada no litoral sul da Bahia, ganhou o primeiro museu do Brasil totalmente dedicado à cadeira. O Museu das Cadeiras Brasileiras é um projeto do designer Zanine de Zanine, filho de Zanini Caldas, artista belmontense e um dos principais representantes do modernismo brasileiro no design de móveis, do empresário do ramo da construção civil, Daniel Katz, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Belmonte.

 

Localizado em uma antiga residência, remodelada para o novo programa, o museu traz a história desse móvel e seu papel social, além de ser inspiração para profissionais do design. “A cadeira tem um papel icônico na profissão do designer, especialmente por transitar com muita fluidez entre a usabilidade e a possibilidade de ser um ícone peculiar, transformando o ambiente em que está inserida”, comenta Zanini de Zanini. O designer ainda afirma que a ideia é transformar o espaço em um centro de referência para estudantes e profissionais de arquitetura e design e em endereço da produção do design brasileiro: segundo ele, monitores estão recebendo treinamento e uma grade de cursos e residências artísticas a serem oferecidos pelo museu estão sendo desenvolvidas.

 

O responsável pela organização do acervo de cadeiras, que estão expostas no Museu, é Christian Larsen, curador do The Metropolitan Museum of Art de Nova York. “Esse é outro ponto que reforça a importância e o reconhecimento do projeto para a valorização da cultura nacional e sua visibilidade, a nível internacional, especialmente para a rica herança cultural que Belmonte carrega”, explica Zanini.

 

No acervo, estão peças de artistas, como os Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco. 

 

O museu está aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados e domingos com agendamento pelos telefones (73) 99811-4261 e (73) 98107-1102. 

Comentários