Top20_logo_individual_3D__Bechara.jpg

Bechara rumo ao centenário conquista um lugar no TOP 20

Numa pesquisa rápida não encontramos e nem recordamos de pronto de muitas fábricas de móveis que tenham alcançado os 100 anos e ainda estejam em atividades. O que se sabe é que a Casa Gelli, do Rio de Janeiro, fundada em 1897 por Felippo Gelli, foi a primeira empresa com CNPJ de fabricação de móveis. Ela sobreviveu a mais de 100 anos, mas acabou fechando as portas. Outras que vieram na sequência sucumbiram antes de comemorar o centenário. Aliás, o mais comum é que uma empresa no Brasil não ultrapasse os cinco anos de atividades. Um estudo do Sebrae, de 2013, aponta que 50% das empresas fecham antes disso. Então, tem razão de comemorar todas as que ultrapassam os 40 ou 50 anos. Por sinal, é importante também lembrar que a maioria das empresas que estão em atividades hoje com mais de 30 anos foram fundadas em 1986, ano do Plano Cruzado, quando a economia do Brasil experimentou o congelamento de preços e o desabastecimento. Se faltava produto, era o momento certo para investir em produção. 

Mas, voltando ao ponto, é importante lembrar que existem as sobreviventes e que estão em plena atividade. Entre elas está a Móveis Bechara, de Tanabi (SP), que, segundo os dados oficiais, foi fundada em 1925. Aliás, a história da empresa foi contada em livro, como parte das comemorações dos 90 anos. Mas, recentemente, a descoberta de um diário escrito por Bechara Nassar Frange, o fundador, mostra que a chegada a Tanabi aconteceu em 1921 e não em 1925 como se acreditava. Para Jorgito Bechara, neto do fundador, e à frente da Móveis Bechara, o avô tinha a carpintaria como profissão já no Líbano e, chegando a Tanabi, tinha que se sustentar e seu conhecimento o conduziu imediatamente para a carpintaria e a marcenaria. Portanto, somando o período oficial da Móveis Bechara, mais os anos que Bechara Nassar trabalhou de maneira informal, a empresa está mais próxima do centenário do que se acreditava. Para Jorgito esse fato é emblemático, embora não mude na prática a atuação da empresa. “É importante fazer esta correção na história, afinal está registrado no diário do meu avô”, destaca.

Atualmente a Móveis Bechara conta com uma estrutura robusta, com parque fabril em área superior a 30 mil metros e produz atualmente 15 mil peças/mês para quarto e sala. Seus clientes estão espalhados Brasil afora e até em outros países para os quais seus móveis são exportados. Talvez o “velho” Bechara não tenha imaginado que o seu legado alcançaria tamanha proporção e nem fosse tão longevo quanto está demonstrando que é.

Essa história de 100 anos também rendeu à Móveis Bechara um lugar entre o seleto grupo das 20 marcas mais valorizadas pelos lojistas em produtos e serviços, através de pesquisa realizada pela revista Móveis de Valor. A Bechara agora é TOP 20!

 

Sobre o TOP 20

A revista Móveis de Valor saiu a campo para saber qual a opinião de lojistas e compradores de móveis sobre quais são as melhores marcas de móveis do País, a partir da análise da qualidade de produtos, serviços, atendimento e pós-venda.

O formato escolhido foi o online, por ser de fácil acesso pelos lojistas, com questionário de perguntas simples, onde o lojista deveria apenas identificar sua loja e e-mail, indicar até cinco marcas e dar a cada uma delas nota entre 5 e 10 pontos (onde houve indicação de lojas, mas não de pontos, foi atribuída a menor pontuação – cinco).

Ao final de quase dois meses de duração da pesquisa, foram 1.123 votos dados pelos lojistas às marcas que agora formam o seleto grupo das TOP 20. Aqui está a relação das 20 empresas mais votadas e, também, a relação de todas as marcas indicadas pelos lojistas na pesquisa https://www.moveisdevalor.com.br/portal/top-20

empresa

Bechara

Indústria de móveis localizada em Tanabi/SP. Produz racks, homes, estantes, dormitórios e móveis complementares. Está há mais de 90 anos no mercado.