IMG-LOGO

Carraro comemora 60 anos com fôlego para seguir crescendo

Por Natalia Concentino - 18 de Maio 2021
carraro_fabrica.png

A Móveis Carraro, de Bento Gonçalves (RS), está comemorando 60 anos de atividades neste mês de maio e acumulou muitas conquistas neste período. Atualmente a empresa possui mais de 400 colaboradores, em duas unidades produtivas (madeira e aço), que somam cerca de 130 mil metros quadrados de área total. Seus produtos, para diferentes ambientes da casa, são comercializados nos principais canais de vendas do Brasil e em mais de 40 países.

Túlio Kock, diretor executivo, conta que assim como muitas empresas brasileiras, a Carraro passou por diversas instabilidades ao longo dessas seis décadas, mas soube lidar com cada situação e orgulha-se de ser uma empresa saudável e em constante crescimento. “Não poupamos investimentos para evoluir junto com o nosso público consumidor. Nós acreditamos que todo ambiente é único e merece ser mobiliado com carinho, conforto e praticidade. E isso se traduz em móveis de ótima qualidade, que renovam os lares das pessoas e dão vida nova para casa”, destaca, pontuando que atualmente o Brasil vem passando por mais um desses momentos de instabilidade, que não está afetando somente a economia, mas principalmente a saúde e a estrutura familiar do consumidor.

“Motivada por esses novos desafios, a Carraro vem inovando e lançando constantemente novos produtos, não somente para se adaptar ao novo jeito de morar, mas também às novas formas de comercialização”, afirma. Nesse sentido, a empresa está concentrando as ações em estabelecer fortes parcerias com o varejo nacional e internacional, acentuando também ações com o comércio online, que vem crescendo de forma significativa. “Próximo dessa realidade, o varejo e a cadeia de fornecedores também tiveram de se adaptar a esse novo momento. Acreditamos que juntos estamos encontrando soluções criativas para passar por essa fase conturbada”, acrescenta Kock.

A Móveis Carraro conta com uma linha abrangente de produtos para attender diferentes necessidades

 

Um dos grandes diferenciais da Móveis Carraro é a flexibilidade e abrangência da linha de produtos, com objetivo de entender a necessidade dos consumidores com soluções criativas, práticas e acessíveis.  O diretor executivo destaca que com o crescimento acelerado do comércio online, a empresa entendeu que precisava também criar soluções que se adaptassem a essa forma de comércio. “Por conta disso, estamos lançando produtos mais versáteis, compactos e fáceis de montar, ressignificando todo o ciclo do produto, desde a matéria-prima, passando pela logística, até o descarte após anos de utilização”, enfatiza.

Para a empresa, qualquer mudança comportamental deve ser analisada, em especial quando se trata de movimentos mais intensos, como é o caso da pandemia que estamos passando. “Esse momento fez com que inúmeros hábitos de consumo e vivência fossem modificados, e entendemos que o mobiliário tem um papel fundamental no lar e na vida do nosso consumidor. Vemos isso como uma oportunidade de lançarmos produtos mais alinhados com essas necessidades e assim podermos nos aproximar mais do nosso cliente”, acrescenta.

E isso fica mais evidente nos novos lançamentos da Carraro. Os destaques ficam concentrados nas coleções denominadas Connect e Home Design, com produtos de extrema versatilidade, com design que prima pela funcionalidade e fácil adaptação em qualquer ambiente da casa.

 

Produtos compactos e de fácil montagem fazem parte das novas linhas para atender especialmente o e-commerce

 

leia: MV DE MAIO MOSTRA A TECNOLOGIA NA COZINHA

A história por trás da marca

Fundada em maio de 1961 com o nome de Harmônios Wurt Ltda, a empresa iniciou sua história produzindo instrumentos musicais, especialmente acordeons, sanfonas e gaitas, de forma artesanal e familiar, para atender a demanda regional que, na época, era bastante expressiva. Porém, a década de 1960 trouxe muitas mudanças ao pequeno empresariado brasileiro, principalmente pela instabilidade política, que em poucos anos resultou na ditadura militar de 1964, e também pela mudança no cenário musical, onde os artistas locais perdiam espaço para novas categorias musicais, como o Tropicalismo e a Jovem Guarda, e as guitarras elétricas tomavam o espaço dos acordeons.

Com a sucessiva diminuição do mercado, em 1963 a empresa deu início a produção de mesas e cadeiras de madeira, utilizando a mesma matéria-prima empregada na produção dos instrumentos musicais, o que facilitou a transição de mercados. E, também, para atender a demanda regional, a família muda o nome da empresa para Nelson Carraro & Cia Ltda, nome de um dos sócios.

Os anos seguintes foram de progresso e crescimento, com sucessivas expansões fabris e novas aquisições, especialmente em 1982, quando adquiriu uma unidade de galvanoplastia, dando início a produção de móveis de aço. E na fábrica de madeira iniciou a produção de salas e dormitórios, o que consolidou a empresa no mercado moveleiro nacional e abriu as portas de outros países, tornando-se uma das maiores exportadoras de móveis no início dos anos 1990, já com o nome de Móveis Carraro Ltda.

Diante do vertiginoso crescimento internacional, a empresa entendeu a importância do aperfeiçoamento constante e foi precursora em muitas atividades de inovação e desenvolvimento produtivo.  Em 1998, por exemplo, foi a primeira empresa brasileira do setor moveleiro a receber a certificação ISO 9001. Em 2005 foi reconhecida como a indústria com melhor gestão do capital no setor de móveis e madeiras.

Mas foi em 2007 que a Móveis Carraro entrou em uma de suas mais importantes fases de crescimento, quando adquirida pela Todeschini S.A., formando um dos maiores grupos moveleiros da América Latina. De lá para cá, novas expansões e modernizações nos parques fabris foram feitas, o que possibilitou a ampliação das linhas de produtos e a abrangência comercial no Brasil e no mundo.

 

Comentários