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Century ganha o mundo com móveis de classe

Por Gabrielly Zem - 09 de Dezembro 2021
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A ideia de levar uma marca brasileira para mais de 16 países pode parecer só mais uma idealização ou um sonho alto demais para ser alcançado. No entanto, para Julio Cesar Samorano Filho, proprietário da Century, fábrica localizada em Sarandi, norte do Paraná, com parcerias por todo o Brasil, essa era só mais uma meta a ser alcançada. E, de fato, ele conseguiu. Gerida pela família Samorano, que está presente no mercado de móveis há mais de 45 anos, a Century já está em sua 4° geração, produzindo desde 1998. 

Julio Cesar Samorano Filho, proprietário da Century

Atualmente a empresa atua em todo o território brasileiro, em mais de 900 pontos de vendas, distribuindo seus produtos através das principais lojas de alta decoração do país. Reconhecida pela alta qualidade, pelo conforto e pelo design dos produtos, em 2017 a empresa decidiu dar um passo a mais e passou por uma série de mudanças para colocar a nova estratégia em prática: crescer internacionalmente no mercado de alta decoração.

 

Apesar da marca exportar seus itens desde os anos 2000, inicialmente essa era uma prática esporádica. No entanto, com a chegada de Julio Cesar na gestão da empresa, ele decidiu que era hora de fortalecer essas exportações e fazer a marca ganhar mais espaço e autoridade no mercado internacional. Desde então, o novo proprietário passou a investir em tecnologias para aumentar a capacidade produtiva da empresa e automatizar os processos. “Para fazer esse trabalho focado no exterior, começamos aumentando nossa participação em outros países e atraindo clientes de fora para conhecer nossos produtos”, conta o coordenador da Century, Rodolpho Alves, destacando que nesse período foram empreendidos esforços e investimentos significativos na transformação digital da empresa.

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Rodolpho Alves, coordenador da Century

E foi assim que a Century começou a passar por um processo de reestruturação tanto no quesito de processo de produção quanto da marca, “investimos na modernização da nossa marca e lançamos um novo site mais interativo, com informações de cada produto e com ferramentas para ajudar os lojistas e arquitetos em seus negócios”, comenta Alves. Além disso, a empresa também focou em automatizar os processos de produção investindo em novos maquinários com o objetivo de se tornar mais ágil e eficiente. “Hoje nosso sistema de produção customizada em escala é capaz de produzir mais de 4,5 milhões de produtos diferentes em uma única fábrica”, destaca o coordenador da marca.

Como resultado dessas iniciativas, a Century aumentou seu faturamento em 135% entre 2017 e 2021, celebrando a marca de R$ 100 milhões de vendas acumuladas nos últimos 12 meses. Além disso, hoje a empresa já está presente em 16 países na América Latina e nos Estados Unidos. E, segundo Alves, esse é só o começo. “Com certeza queremos seguir crescendo no exterior, a nossa moeda está desvalorizada perante o dólar e isso atrai importadores interessados na produção brasileira. Atualmente a logística internacional está comprometida devido a pandemia, fazendo com que grandes compradores internacionais passem a olhar com bons olhos para os fabricantes brasileiros”, explica o coordenador, reforçando que o tempo de produção das fábricas brasileiras é menor comparado com o dos asiáticos e que fabricantes brasileiros conseguem oferecer excelentes produtos com preços competitivos.

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De outro lado, a Century também busca acompanhar as tendências de mercado e lançar novos modelos de produtos todos os anos para que os clientes brasileiros tenham acesso à novas tendências e tecnologias sem precisar recorrer a importação de produtos de grandes marcas internacionais. Além disso, a empresa pretende investir na contratação de novas pessoas para o time de exportação, “iremos trabalhar para expandir nossos negócios na Europa, Oriente Médio e África pois existe demanda nessas regiões devido as dificuldades que os produtos da Ásia estão enfrentando para serem escoados de suas origens”, destaca Alves. A marca também está investindo na construção de uma nova fábrica com capacidade produtiva três vezes maior do que as que possui atualmente, “até 2024 estaremos de casa nova e daremos seguimento no projeto de crescimento e consolidação da empresa no Brasil e exterior”, conclui o coordenador da Century.

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