IMG-LOGO

Descarte de móveis e eletros pode ser sustentável

Por Edson Rodrigues - 13 de Agosto 2013
descarte de móveis.JPG
descarte de móveis
O descarte de móveis usados e eletrodomésticos está começando a fazer parte da consciência das pessoas. Como alternativa para grande parte da população, que não sabe que fim dar aos móveis utilizados e desgastados, estão surgindo novas ideias.

Em Bauru (SP), a prefeitura disponibiliza ecopontos: locais específicos distribuídos em várias regiões da cidade para a eliminação de materiais inutilizados. Essas áreas, administradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram criadas para a captação de pequenas quantidades de entulho dos pequenos geradores.

Além desses “ecopontos”, o centro espírita Amor e Caridade e o abrigo para idosos Vila Vicentina, localizados na cidade, também aceitam os móveis e outros materiais domésticos. As duas entidades possuem veículos próprios e, para realizar a coleta, basta agendar pelo telefone das instituições. Caso não utilizem os produtos, eles são destinados a bazares beneficentes.

Em Curitiba (PR), uma ação semelhante acontece: é o chamado “Disque Solidariedade”, administrado pela prefeitura. O serviço recolhe doações de produtos que podem ser reaproveitados por famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS. Dentre os objetos doados estão móveis, equipamentos de uso doméstico, roupas e calçados em condições de uso, madeiras e telhas de amianto em bom estado, além de produtos específicos como bicicletas, brinquedos, objetos de esporte e lazer e outros.

Para agendar a coleta da prefeitura, basta acionar o serviço de recolhimento pela Central 156, informando sobre os produtos a serem doados.

Comentários