Veja galeria de fotos acima

Recriações da Natureza com impressora 3D e tecelagem

A Nature Furniture Collection é o primeiro resultado de um projeto de pesquisa dos designers suecos Front em colaboração com More-So, a divisão interna da empresa de design italiana Moroso criada com o objetivo de aprimorar a pesquisa e a experimentação aplicada ao design de móveis. O projeto chama-se Design by Nature.

O projeto Design by Nature está agora apresentado na Design Miami / Basel®, de 20 a 26 de setembro de 2021.

As novas peças de mobiliário são recriações de fragmentos de natureza selvagem, usando digitalização 3D, fresagem e tecelagem. Os objetos aparecem como pedaços de paisagens, rochas cobertas de musgo, montículos, montes de neve, formas tridimensionais encontradas na natureza que sugerem lugares para o corpo humano ocupar.

Sofia Lagerkvist, cofundadora e sócia da Front, diz: “Queríamos que as peças criassem a sensação de que alguém levantou uma clareira inteira de uma floresta com uma pá gigante e a levou para uma casa.” Anna Lindgren, cofundadora e sócia da Front, acrescenta: “Documentamos esses lugares usando diferentes técnicas, tanto de alta tecnologia quanto tradicionais. Queríamos coletar as dimensões e propriedades físicas, mas também a experiência e a atmosfera da natureza. Havia muitas pinturas e desenhos, e escaneamos em 3D áreas inteiras em diferentes ambientes naturais e usamos essas formas para criar os móveis. ” Os tecidos que cobrem essas formas complexas são parte integrante das obras. As imagens do processo de digitalização da Front foram reconstruídas digitalmente e tecidas em tapeçarias personalizadas para caber nas peças de móveis tridimensionais. Será como sentar em uma pintura tridimensional ou tapeçaria de uma peça da natureza.

leia: 562 PROJETOS INSCRITOS NO PRÊMIO SALÃO DESIGN 2022

O projeto Design by Nature levou anos de desenvolvimento pela Front.

A abordagem de design por trás das obras presta muita atenção à natureza, e as obras baseiam-se em pesquisas sobre os efeitos na saúde física e mental, bem como o significado cultural e psicológico de ambientes naturais, especialmente na Suécia natal de Front. “Muitos estudos comprovam que estar perto da natureza tem muitas qualidades terapêuticas e é bom para a saúde pessoal e pública. A parte fundamental das relações humanas com seu meio ambiente que estamos interessados ​​em experimentar. ”

Outra parte do Design by Nature foi um estudo de estruturas construídas por animais. A vespa de cerâmica constrói seu ninho na forma de um pote de barro, usando material que retira da terra ao redor. O Mole Cricket cria um buraco no chão que amplifica sua canção de acasalamento para mais de 100 decibéis. A menor estrutura, construída por uma ameba unicelular, tem apenas 0,05 mm de diâmetro. Esses são vestígios de como os animais se originam de seus ambientes. Anna diz: “Nosso interesse tem sido observar como essas estruturas funcionam e como elas se relacionam com o ambiente.” O projeto Design by Nature é uma tentativa de explorar a interface criativa entre um organismo e seu entorno.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?