Veja galeria de fotos acima

Designer britânico cria linha de móveis 100% reciclável

Tom Dixon, um designer britânico, anunciou o lançamento de sua coleção de móveis feitos em cortiça, um material natural, reciclável e biodegradável, ou o “material dos sonhos”, como disse o próprio designer. O mobiliário que compõe a coleção ganhou um ar mais rústico e uma aparência rochosa por meio da carbonização da cortiça.

The Cork, ou A Cortiça, é o nome dado à coleção que, segundo Tom declarou ao site Deezen, foi inspirada por um lugar nostálgico, sua casa de infância que tinha pisos de cortiça. “É um isolante térmico e acústico, além de ser leve e facilitar o transporte. Quando se fala em ‘material dos sonhos’, não dá para ser melhor que isso.” Outro ponto positivo é que as peças são mais difíceis de sujar.

A coleção é composta por uma estante, banco e três modelos de mesa. A matéria-prima vem de Portugal, em que a casca dos sobreiros (árvore da família do carvalho) é retirada e usada em vários setores da indústria, como nos calçados, decoração, construção e bebidas. No caso da linha “The Cork”, a composição utilizada é uma mistura de cortiça com poliuretano, na proporção de 93% para 7%, respectivamente.

“Não há praticamente nenhum desperdício no processo, até o pó da produção é usado para alimentar os fornos nas fábricas”, afirma o designer. “Mesmo com a resina, é possível reciclar [o material dos móveis] novamente.”

Dixon usou o material, biodegradável e que está voltando a fazer sucesso, para fazer os bancos e mesas redondas maciços, já a mesa retangular e a estante precisaram também de madeira compensada e papelão para serem criadas.

As criações devem começar a ser vendidas no final de março na loja do designer.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato