intralogistica-rayflex-imam-investimento-logistica-supply-chain.jpg

Eficiência e Integração: os benefícios da intralogística

Sabe toda aquela movimentação interna de materiais dentro das unidades fabris, centros de distribuição e armazéns? Quando ela acontece de forma eficiente e estratégica é chamada de intralogística ou intramuros. Apesar de não ser tão comentada, sem ela todo o trabalho de uma empresa pode ficar comprometido. A diretora da Rayflex, líder do mercado nacional de portas industriais, afirma que é preciso ter atenção à intralogística, pois ela é importante para alinhar os fluxos de materiais e informações, “garantindo que ela otimize, automatize, integre o fluxo dos bens em um centro de distribuição, galpão logístico ou depósito”, explica Giordânia Tavares.

Como forma de aumentar a produtividade, o empresário deve investir sem medo na intralogística. Para Eduardo Banzato, diretor do grupo Imam – especializado em Suply Chain, Logística, Engenharia Industrial, Movimentação e Armazenagem de Materiais –, a excelência operacional é obtida a partir do planejamento desta prática. Isso minimiza os investimentos necessários em infraestrutura para atender uma demanda específica ou estratégia logística corporativa, ou seja, muitos investimentos, como um novo terminal aéreo, um grande centro de distribuição ou ainda um elevado investimento em automação poderia ser evitado no curto prazo, aumentando o retorno sobre o capital investido.

Entretanto, como qualquer prática interna, a intralogística também apresenta alguns pontos considerados negativos. O diretor do Grupo Imam acredita que como a abrangência do Supply Chain é maior, os profissionais geralmente se encantam mais com o desenvolvimento genérico na Gestão da Cadeia de Suprimentos ao invés de se especializarem em intralogística. “Desta forma, o mercado tem uma carência de profissionais e líderes especialistas nesta área, e os projetos não investem em intralogística como deveriam para viabilizar o retorno sobre o investimento no curto, médio e longo prazos”, declara.

E você, já pensou em investir em intralogística? Na décima nona edição da revista Norte e Nordeste você pode conferir a diferença entre Supply Chain e Intralogística e outros benefícios dessa prática. Essa e outras matérias você pode ler na íntegra clicando aqui.

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato