IMG-LOGO

Eko’7 conquistou uma nova certificação da ISO

Por Natalia Concentino - 08 de Junho 2022
eko7.jpg
CEO do Grupo Eko'7, Paulo de Souza recebeu o quadro de certificação da ISO 14001 pelas mãos do setor de qualidade. (Da esquerda para direita: Paulo de Souza, Fábio Ávila de Souza, Gisele Botini, Luana Zoldan e Rubia Sulsbach). Foto: Vanderlei Azevedo

A indústria de colchões e espumas Eko’7, de Chapecó-SC, conquistou recentemente a certificação da ISO 14001:2015. O reconhecimento confirma a responsabilidade da empresa quanto ao Sistema de Gestão Integrado. Para atender a ISO 14001, a equipe interna aprimorou suas práticas através de políticas sustentáveis, com atuação estratégica para o desenvolvimento da indústria e seus produtos.

 

O resultado foi saiu dia 25 de maio, mas somente no último sábado, dia 4 de junho a Eko'7 divulgou a nova certificação. A espera estratégica aconteceu para comemorar a ISO 14001 no Semana Mundial do Meio Ambiente, junto aos distribuidores autorizados da marca, durante a Convenção Internacional.  

 

De acordo com o CEO do Grupo Eko'7, Paulo de Souza, o projeto para conquistar a 14001 começou ainda antes da pandemia, em janeiro de 2020, e desde então foi preciso contar com o engajamento dos colaboradores, muito estudo e trabalho. "É um sonho de muitos anos dentro da Eko'7, talvez desde o início, e demorou 13 anos e 11 meses para se realizar", afirmou.

 

O empresário lembrou o aumento na preocupação com questões ligadas à sustentabilidade, tudo embasado nos seus pilares: ambiental, social e econômico, pontos que precisam estar em sintonia, e garantiu ainda, que a Eko'7 está anos luz à frente de outras empresas, porque voltou sua dedicação para a saúde das pessoas e, consequentemente do planeta, inclusive recentemente a marca lançou o Pangeia, primeiro colchão a redefinir sustentabilidade.  

 

Para conquistar a certificação da ISO 14001, a empresa montou uma força-tarefa e a responsabilidade pelo projeto ficou por conta do setor de qualidade, com os colaboradores Fábio Ávila de Souza, Gisele Botini, Luana Zoldan e Rubia Sulsbach. Na opinião do engenheiro químico, Ávila de Souza, o fato de terem assumido o trabalho internamente foi uma boa escolha: "Fizemos com os recursos que a gente tinha, e eu acredito que foi a forma mais assertiva, porque a gente conseguiu construir todos os processos, conseguiu olhar para dentro da empresa de uma forma diferente". 

 

leia: Vem aí o Encontro Nacional das Indústrias de Colchões 2022

 

Representatividade da 14001 

 

São poucas as empresas brasileiras que possuem esta certificação, ainda mais no segmento colchoeiro. O engenheiro Fábio explica que em processo de auditoria, cada empresa tem suas características e requisitos para cumprir, e a Eko'7 tem atualmente mais de 400 legislações ambientais aplicáveis. "Dentro do processo de certificação a gente pensa que cada lei precisa fazer entre 15 a 20 obrigações. Por isso que, dois anos parece ser um tempo tão longo para conseguir uma certificação, mas é o período que a gente tem para se adaptar a muita coisa, desde destinação de resíduos sólidos, a simulados de emergência, com corpo de bombeiros, enfim, é um trabalho muito grande".

 

Para a empresa e seus parceiros de negócio, a conquista da 14001 transmite segurança, garantia de respeito com as legislações ambientais e redução de impactos ambientais. Além da ISO 14001, a Eko'7 possui a certificação ISO 9001 há mais de 10 anos. Os produtos da marca também tem certificações do Inmetro, da Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica (SBRTO) e do Instituto Coluna Vertebral (ICV).

Comentários