IMG-LOGO

Estagnação assombra setor moveleiro do Grande ABC

Por Edson Rodrigues - 08 de Maio 2013
6024314.jpg
6024314
Em 2012, na região do Grande ABC paulista, foram comercializados 9.407 imóveis, o que aponta alta de 28,74% em relação ao volume de bens vendidos em 2011, segundo dados da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). Entretanto os números do setor moveleiro não foram os melhores, nesse mesmo período a indústria de mobiliário apontou recuo de 15%, aproximadamente.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Móveis de Madeira de São Bernardo e Região, Hermes Soncini, um dos fatores que explicam a diferença entre os dois setores é que uma grande quantidade de residências ainda em construção, além de um considerável estoque de móveis.

A queda no desempenho em 2012 não se deve a concorrência com o mercado da Capital, na opinião de Soncini. Segundo ele, as pessoas ficam endividadas com o financiamento da casa própria e acabam mudando com os móveis antigos, que já possuem.

Comércio

O cenário no comércio é um pouco mais positivo. Mesmo não acompanhando os mesmos índices de vendas de imóveis na região, durante o ano passado, as vendas de móveis cresceram cerca de 10% entre as sete cidades, aponta o representante da comissão de lojistas da Rua Jurubatuba (um dos locais da região com maior concentração de lojas do setor moveleiro), em São Bernardo, segundo o representante dos comerciantes Youssef Hindi.

Para aquecer o mercado a comissão de lojistas da Rua Jurubatuba, de São Bernardo, já planeja uma nova feira que acontecer entre os dias 21 e 29 de setembro, antecipa Hindi.

Comentários