IMG-LOGO

Exportações de móveis sobem 5,7% até setembro

Por Jeniffer Oliveira - 18 de Outubro 2017
Porto_de_Paranagua.jpg

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) mostram evolução das exportações de móveis nos primeiros nove meses deste ano na comparação com igual período do ano anterior. Mas o índice continua baixo (5,7%), mostrando que persistem as dificuldades das indústrias em conquistar o mercado externo de maneira mais eficaz. A representatividade brasileira continua ao redor de 0,25% sobre o volume total do mercado mundial de móveis, que gira em torno de U$ 270 bilhões/ano. De janeiro a setembro o total exportado alcançou U$ 456,9 milhões ante U$ 432,1 milhões em 2016. Projetando o percentual de aumento obtido até agora para todo o ano, devemos fechar 2017 com exportações na casa de U$ 660 milhões.

 

A balança comercial do setor segue em terreno muito positivo, muito mais pela queda das importações do que pela alta das exportações. Entre janeiro a setembro as compras de móveis no exterior somaram praticamente U$ 398 milhões, redução de 14,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Da China, nosso maior vendedor, vieram móveis no valor de U$ 124 milhões, redução de 5,8% em relação aos primeiros nove meses de 2016.

 

O cenário favorável para o mercado externo, embora ainda abaixo das expectativas, sinaliza oportunidades de negócios para as empresas do setor, como a Madetal Móveis, de Coronel Freitas (SC). Você pode conferir esse exemplo na edição de outubro da Revista Móveis de Valor, além de uma análise entre os resultados obtidos em 2016 e 2017.

Comentários