IMG-LOGO

Exposição mostra história dos Irmãos Campana

Por Jeniffer Oliveira - 25 de Outubro 2018

Veja galeria de fotos acima

A galeria de arte Hacibe Hanum, do Instituto Leo Romano, em Goiânia (GO), inaugura nesta semana uma exposição sobre a carreira dos Irmãos Campana, uns dos principais expoentes do design de móveis brasileiro no exterior, que ficará em cartaz até o fim de janeiro.

 

A mostra é composta por 15 peças desenhadas ao longo da trajetória dos artistas Fernando e Humberto Campana. Trata-se de um acervo garimpado entre colecionadores, clientes e amigos, que cederam temporariamente seus objetos para promover a cultura, colaborar no entendimento da linguagem e educação do olhar. Entre os destaques, um conjunto de cadeiras e poltronas ilustram a capacidade inventiva dos irmãos. As peças expostas fazem parte de acervos como o do MoMA – Museum of Modern Art (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque); Centro Georges Pompidou, em Paris; entre outros.

 

“Estar à frente de uma amostragem da produção dos Irmãos Campana é, além de uma oportunidade de democratizar o acesso ao público goiano, uma realização pessoal. Acompanho o trabalho de Fernando e Humberto Campana desde minha formação, que coincidia com o início da carreira da dupla. Ter acesso a este universo representou para mim um refresco nas ideias e uma abertura no olhar. Desde então, vejo a evolução e a forma como ganharam o mundo e fizeram surgir um novo conceito para o design”, afirma curador da mostra, Leo Romano.

 

 

Mostra Irmãos Campana

Vernissage: 25 de outubro, às 20h

Exposição: de 26 de outubro de 2018 a 31 de janeiro de 2019

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h - Entrada Gratuita

Local: galeria Hacibe Hanum - Instituto Leo Romano

Rua 131, número 79, Setor Sul, Goiânia (GO)

 

 

Irmãos Campana

 

Há três décadas, num tempo em que pouco se falava em sustentabilidade, os Irmãos Campana colocaram o Brasil no mapa do design mundial. Tudo começou quando Humberto era formado em Direito e, seu irmão, Fernando, era arquiteto e urbanista. Juntos, eles resolveram seguir pelo caminho da criação. E a ascensão foi meteórica. A dupla é reconhecida internacionalmente por seus trabalhos artísticos, cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano. Os dois surpreenderam ao transformar artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável. A ideia dos irmãos é explorar diferentes possibilidades de fabricação de móveis, como o uso de materiais e técnicas mais simples.

 

Tudo isso ganhou sentido quando eles se voltaram para o repertório popular brasileiro. Poucos foram os designers que conseguiram se afastar das tendências estrangeiras para manter uma liberdade criativa, assim como eles. Os irmãos Campana escolheram ir primeiro de encontro às suas origens, buscando os elementos que formaram sua identidade cultural. Só depois eles seguiram para fora.

 

 

Instituto Leo Romano

 

Para celebrar um antigo sonho, o arquiteto e designer Leo Romano escolheu a cidade onde escreveu sua história para abrigar a sede de um centro educacional. “É um passo muito importante para toda a minha equipe, assim como para Goiânia. Passamos a oferecer um novo espaço de referência de arte e de formação em que ocorrerão palestras, workshops e outras atividades, principalmente para estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, design e artes plásticas”, celebra Romano. Localizada em uma casa dos anos 70 com arquitetura moderna, a residência foi totalmente reformada para receber alunos e colaboradores. O imóvel abriga a galeria de arte Hacibe Hanum, a sede do escritório Leo Romano de Arquitetura e uma biblioteca aberta para o público geral.

Comentários