IMG-LOGO

Fábrica de colchão em SC tem incêndio de grandes proporções

Por Natalia Concentino - 06 de Março 2020

Veja galeria de fotos acima

Um incêndio de grandes proporções chamou atenção na tarde de quinta-feira (5) em Chapecó. O fogo iniciou por volta das 16h30 e atingiu a fábrica de colchões Eko’7, que fica no distrito de Sede Figueira, às margens da BR-282. Grandes nuvens de fumaça se formaram e movimentaram equipes de Bombeiros de Chapecó e cidades da região.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros para o Diário do Iguaçu, o incêndio começou no bloco de produtos químicos da empresa. Por conta da imensidão do incêndio, equipes dos Bombeiros de Coronel Freitas, Pinhalzinho e Modelo precisaram ir até o local para auxiliar no combate às chamas tendo um total de 20 bombeiros trabalhando.

Somente por volta das 18h, a área do incêndio havia sido controlada. Conforme o comandante do 6° Batalhão, Coronel Hilton de Souza Zeferino, o incêndio alastrou-se rapidamente pela edificação, mesmo com primeira resposta da brigada de incêndio.

De acordo com as testemunhas, o incêndio se propagou por todo o barracão em menos de 40 segundos. A área atingida foi de cerca de 2 mil m². A empresa é composta por outras áreas independentes, o que garantiu que a grande parte de produção da empresa ficasse isolada. Foram necessários 60 mil litros de água para combate das chamas.

 

Motivos do incêndio

Segundo informações do sargento do Corpo de Bombeiros, Luciano Huning, o incêndio começou em uma fornalha que faz parte do processo natural de secagem dos produtos. “Essa fornalha atua normalmente a 90ºC. Houve um procedimento de superaquecimento que provocou o incêndio. Ao abrir a boca dessa fornalha o oxigênio alimentou as chamas e ondas grandes de calor se propagaram, saindo da fornalha e indo em direção ao teto”, explicou o sargento ao Diário do Iguaçu.

Ainda, segundo o comandante, por inalar a fumaça, 15 colaboradores da empresa apresentaram quadro de intoxicação. Todos foram atendidos no local pelos socorristas. Mas, alguns precisaram ser levados par o Hospital Regional do Oeste para acompanhamento médico. Por volta das 18h30 os bombeiros ainda trabalhavam com a operação de rescaldo até a finalização dos focos de incêndio.

 

Empresa divulga nota

A Eko’7 divulgou nota em sua página no Facebook informando sobre o incêndio e agradecendo o apoio de bombeiros e da comunidade. Diz a nota: “Viemos por meio desta nota, comunicar, que por volta das 16h30 desta quinta-feira (5), houve um incêndio em um dos pavilhões de espumação do grupo Eko’7. A área foi evacuada rapidamente, e ninguém ficou ferido. Bombeiros de Chapecó e região foram acionados e o fogo foi controlado. Agradecemos ao corpo de bombeiros, a equipe Eko’7 pela rápida ação, e a comunidade pelas mensagens de apoio”.

Comentários