IMG-LOGO

Fórum Movergs de Design debate temas atuais

Por Jeniffer Oliveira - 20 de Julho 2018

Veja galeria de fotos acima

Compreender a demanda do consumidor, fortalecer a marca e interpretar tendências foram alguns temas colocados em pauta, nesta quinta-feira (19), durante o 1º Fórum Movergs de Design. O evento, realizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), em parceria com o Stúdio Marta Manente, tem a intenção de democratizar o design como forma de alavancar os negócios da indústria moveleira gaúcha.

 

O presidente da Movergs, Volnei Benini, ressaltou a importância de levar o tema para dentro das empresas, independentemente do porte, como forma de agregar maior valor ao produto. O evento contou com o patrocínio da Eucatex e o apoio do Sindmóveis de Bento Gonçalves (RS).

 

O primeiro painel, intitulado ‘Milão 2018 – Interpretação e aplicação das tendências na indústria moveleira’, foi mediado pela jornalista Eleone Prestes e reuniu um quarteto composto pelas designers Marta Manente e Mila Rodrigues, a arquiteta Selma de Sá e o diretor do Grupo Unicasa, Edson Busin. Conexão com a natureza, aplicação de pedras, cores aconchegantes, tons terrosos, transparência nas portas de vidro e cortes em 45 graus foram algumas propostas apontadas pelos profissionais como referências na Semana de Design de Milão, realizada em abril.

 

Focando na multidisciplinaridade, o segundo painel abordou o tema ‘Design, além da forma: ferramenta estratégica para a indústria gerar valor’, com a mediação de Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD) e a participação da designer Andrea Krause, da Eucatex; do designer Eduardo Núncio, da Móveis Carraro; e de Renato Bernardi, do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

 

Ana Cristina Schneider, consultora para o mercado internacional do Sindmóveis, mediou o painel ‘Internacionalização: o design brasileiro no mundo’, que contou com a participação de Wilson Schuster, da Móveis Schuster; o designer Ronald Scliar Sasson, do Estúdio Ronald Sasson; e Tiago Buffon, da Promob Softwares Solution.

 

Tiago falou da experiência da Promob na América Latina e como maior desafio da internacionalização, apontou que o trabalho das empresas brasileiras ainda gera dúvida no mercado externo. “É fundamental persistência, pois os resultados são conquistados a médio e longo prazo”.

 

Marketing digital

 

Comunicar a proposta de valor de forma eficaz e focar no porquê de uma empresa existir foi o objetivo da palestra do fundador e CEO do Viva Decor, Diego Simon, com o tema ‘O ‘Marketing digital na indústria moveleira: técnicas para atrair público e potencializar a sua marca’. De acordo com Simon, a marca precisa ser conhecida, ter seus produtos admirados e passar confiança. “A comunicação de forma especializada faz muita diferença para você se comunicar com o público desejado”. De acordo com o CEO, 81% dos consumidores fecham negócios depois do quinto contato com a marca e 93% das compras começam com uma busca online.

 

Agente de transformação

 

De forma descontraída, o designer Paulo Biacchi, da Fetiche Design, encerrou o 1º Fórum Movergs de Design abordando ‘O novo consumidor de design’. Para Biacchi, o design é um agente de transformação e pode ser fundamental para os mais diversos propósitos. Exemplificou em imagens o poder social do design com uma criança transportando 50 litros de água, de forma segura, graças ao desenvolvimento de um produto inteligente. Bacchi acredita que é preciso achar soluções para consumidores exigentes, como móveis mais inteligentes, soluções para pequenos espaços como móveis ajustáveis, dobráveis e multifuncionais. “O consumidor está mais exigente e mais informado, devido ao acesso a ferramentas como as mídias sociais. É preciso entender o consumidor, levar para dentro de casa a bossa brasileira, a exploração da luz, a tropicalização, mais cores, acabamentos tipicamente brasileiros como portas com tramas. O design não é estilo, não é adjetivo, é propósito”, pontua o designer.

Comentários