IMG-LOGO

Ibá debate certificação

Por Daniela Maccio - 15 de Maio 2017

Veja galeria de fotos acima

Participante ativa no desenvolvimento de sistemas de certificação, por meio de consultas públicas, grupos de trabalho, discussões e Assembleias Gerais, a Ibá estará reunida, nesta terça-feira (16), com protagonistas da certificação florestal do Brasil para o 1º Encontro PEFC CERFLOR de Sustentabilidade. O evento, que visa compartilhar experiências bem sucedidas e mostrar como a prática valoriza empresas, marcas e produtos, é uma iniciativa do PEFC International (Programme for the Endorsement of Forest Certification), com realização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

 

Para Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Ibá, está é uma grande oportunidade para reforçar os compromissos já conquistados pelo setor com a certificação florestal, além de compartilhar as melhores práticas de valorização da produtividade industrial sustentável. “O empenho das indústrias brasileiras de árvores plantadas com as ações econômicas, sociais e ambientais é referência mundial; desde o desenvolvimento de técnicas de plantio e colheita até a produção industrial e o investimento em pesquisas, sempre respeitando e conservando o solo, a biodiversidade e os recursos hídricos, além de melhorar a eficiência energética”, menciona Elizabeth.

 

No Brasil, 5,5 milhões de hectares com plantios de árvores são certificados na modalidade manejo florestal - que inclui indicadores de monitoramento da água, da biodiversidade, e armazenamento de embalagens, entre outros, sem deixar de lado a relação com as comunidades. O setor brasileiro também é o mais sustentável do mundo, destacando-se como o país que mais protege as áreas naturais, uma vez que para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, outro 0,7 hectare de mata nativa é destinado à conservação. 

 

Elizabeth reforça a importância de o mercado valorizar, cada vez mais, a origem da matéria-prima que consome: “A certificação permite rastrear a madeira em todo seu ciclo, da colheita ao produto final. Ao utilizá-la a empresa aumenta sua credibilidade e, por meio da adoção do manejo florestal adequado e de operações industriais responsáveis, passa a ter a garantia para se diferenciar e conquistar novos mercados. E para o consumidor, comprar produtos certificados é um importante passo para contribuir com a mitigação do aquecimento global, uma vez que desta forma ele garante o consumo sustentável e a adoção de uma economia de baixo carbono”, conclui.

 

Serviço:

Local: Auditório da CNI (Confederação Nacional da Indústria) - Rua Surubim, 504 - 9º andar, Brooklin Novo, São Paulo - São Paulo

Data: 16/05/2017 das 12h30 às 18h

Mais informações: cerflor@inmetro.gov.br

Comentários