IMG-LOGO

Ikea cria centro de pesquisas para simular casas em Marte

Por Natalia Concentino - 05 de Dezembro 2019

Veja galeria de fotos acima

A companhia sueca de móveis Ikea construiu uma estação de pesquisa para projetar e simular espaços habitáveis para seres humanos em Marte, segundo informações da revista Fast Company. 

Inicialmente, o local foi construído para que designers da empresa pudessem criar móveis funcionais para pequenos apartamentos. Entretanto, a companhia decidiu estender o projeto para entender como os humanos podem viver de maneira confortável em outros planetas, como Marte.

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS, na sigla em inglês) da Ikea é um habitat localizado no deserto seco e quente de Utah, nos Estados Unidos, para imitar as condições do Planeta Vermelho.

O local foi criado no início dos anos 2000 e consiste em um cilindro abobadado de cerca de oito metros de altura. A Estação tem uma área compartilhada de laboratório e oficina, além de um convés na parte superior, com uma cozinha e seis minúsculas salas de beliche para dormir.

A Ikea montou móveis que podem ser configurados de várias maneiras, transformando o lugar em um espaço multiuso. A mesa e os bancos da cozinha, por exemplo, podem ser usados como espaço de trabalho ou para reuniões de equipe.

Grupos de seis pesquisadores passam semanas ou até meses dentro desses pequenos alojamentos, a fim de descobrir como levar uma vida cotidiana em outro planeta. Eles constroem estufas para cultivar alimentos, criam laboratórios para estudar amostras de solo e aprendem a respirar usando tanques de oxigênio.

Nos últimos anos, a Ikea tem investido fortemente em pesquisas para criar uma casa que seja habitável e confortável em qualquer ambiente, inclusive em outros planetas.  Além do centro de pesquisa em Utah, a empresa já entrevistou milhares de pessoas em todo o mundo e lança relatórios anuais com as principais descobertas do projeto. 

(Com informações da Época Negócios)

Comentários