IMG-LOGO

Imcal colhe resultados positivos dos investimentos recentes

Por Natalia Concentino - 14 de Dezembro 2021
imcal.png

Este ano foi de muitas conquistas para a Imcal. Colocou para rodar a fábrica nova (inaugurada final do ano passado), ampliou a linha de produtos e conquistou o reconhecimento do varejo, ao figurar no prêmio TOP 20, promoção realizada pela revista Móveis de Valor com apoio da Blu. A isso tudo, soma-se o expressivo crescimento das vendas em mais de 20%.   

Para Fernando Bernardeli, gerente comercial, esse é o resultado de muito trabalho e empenho de toda a equipe da Imcal. “O prêmio mostra o reconhecimento dos clientes, que compraram a ideia das mudanças iniciadas em 2017 com a nova gestão e nos prestigiam desde então”, destaca, lembrando que a filosofia da marca é gerar soluções em produtos e serviços para os clientes. Segundo ele, a Imcal tem o olhar atento para as necessidades dos consumidores e busca aliar design, acabamento de qualidade e preço competitivo. Mas, além do produto, a empresa também se diferencia em atendimento.  “Faça chuva ou sol, nossa equipe de representantes está em campo para oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes”, pontua o gerente comercial da Imcal.

leia: MÓVEIS DE VALOR ANUNCIA MARCAS VENCEDORAS DO PRÊMIO TOP 20

Relembrando o histórico da marca, Fernando destaca que a Imcal acaba de completar 33 anos e que, em 2017 passou a ser gerida por Élcio e Maic Caneira, que repaginaram não só a linha de produtos, mas toda a gestão. “O grande palco desta reviravolta foi a Movelsul de 2018, quando apresentamos os novos produtos. Dois anos depois completamos o portfólio com a linha ARC, que já é sucesso de venda”, destaca, acrescentando em 2022 vem mais novidade em produtos.

Produtos com design diferenciado e preços competitivos, como o rack Classic, fazem parte da linha da Imcal

Estrutura moderna e maior

A Imcal investiu em uma nova planta fabril, em Jaci (SP), com 40 mil metros de área, sendo 22 mil metros quadrados construídos. A fábrica foi equipada com tecnologia italiana de última geração e abriga 220 colaboradores. Somada à planta antiga, com mais 8 mil metros construídos, a empresa ampliou consideravelmente a capacidade produtiva. “Com isso estamos aumentando nosso portfólio de produtos, garantindo ainda mais qualidade. Além disso, estamos reduzindo os prazos de entrega, o que é muito importante para o mercado hoje”, destaca Fernando.

Para ele, o momento exige muita eficiência na gestão e sólidas parcerias com os lojistas. “Um dos pilares da gestão da Imcal é praticar preços competitivos, e com a política de aumentos constantes dos insumos, nem sempre conseguimos repassar esses custos para o preço dos produtos. Há casos em que um novo aumento chega depois de termos enviado a tabela ao cliente”, destaca. Mas isso não tem sido entrave nas negociações, tanto que a marca está presente em praticamente todos os estados brasileiros. “Mas ainda temos mercados a serem explorados, como o Tocantins, onde não estamos atuando”, afirma, já emendando que este ano deve terminar com crescimento de 22%, em relação ao ano passado, considerando as vendas nos canais físico e online.  

O novo vem por aí

Em relação à 2022, o gerente comercial da Imcal se diz otimista. “A retomada das feiras e eventos será uma excelente oportunidade para estreitar relacionamentos e estabelecer novas parcerias”, acrescentando que uma das frentes no próximo ano é a exportação. Atualmente a Imcal vende para América do Sul, África Ocidental e Médio Oriente e, embora tenha enfrentado problemas com falta de contêineres e alto custo do frete marítimo, Fernando considera que atuar com o mercado externo é saudável para a empresa.

O estilo retrô e a combinação de cores estão entre os diferenciais da linha da Imcal

As vendas no e-commerce também estão no foco da marca, tanto que 15% do seu faturamento vem deste segmento de varejo.  E o gerente comercial da Imcal reconhece que é desafiador criar produtos para mercados tão distintos. “Mas buscamos um equilíbrio na linha, de forma que os produtos atendam tanto o varejo físico quanto o online”, pontua.

leia: YES MÓVEL SHOW SÃO PAULO ABRE O CALENDÁRIO, COM 150 INDÚSTRIAS

Em relação aos diferenciais da marca, Fernando destaca a combinação de cores e o estilo retrô como pontos altos. “Esses são os pontos que mais agradam lojistas e consumidores”, reconhece, acrescentando que tem muito lançamento sendo preparado para o próximo ano. “Nossa equipe interna, em parceria com o escritório de arquitetura e design, está trabalhando para que os lançamentos aconteçam na primeira feira de 2022, a Yes Movel Show, em São Paulo”, antecipa.

Fernando faz questão de deixar o agradecimento da Imcal aos representantes, equipe interna, clientes e fornecedores pela dedicação e parceria. “Todos podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando incansavelmente para oferecer soluções em produtos que inspirem pessoas”, finaliza.

Comentários