IMG-LOGO

IMM Colônia agita mercado europeu de design de móveis

Por Natalia Concentino - 07 de Fevereiro 2020
IMM.png
IMM Colônia agita mercado europeu de design de móveis

O ano já começou para o design internacional. A IMM Colônia, uma das maiores feiras de design de móveis do mundo, abriu 2020 apresentando as principais tendências do setor e possibilitando a realização de negócios e networking entre os visitantes dos mais diversos países que estiveram presentes. A feira alemã, que aconteceu entre os dias 13 e 19 de janeiro, se destacou por receber uma audiência mundial de alta qualidade de varejistas e atacadistas do comércio de móveis e design de interiores.

O sucesso da edição de 2020 muito se deve ao desenvolvimento adicional de seu conteúdo e conceito, já que, pela primeira vez, a feira se concentrou em dois mundos do design de interiores, denominados Pure e Home. A Pure apresentou de maneira abrangente o mundo das marcas de design de tendência, enquanto a Home trabalhou com soluções de mobiliário para as habitações e estilo de vida modernos.

O fato de as pessoas estarem pensando cada vez mais em como viver de maneira mais sustentável também foi fundamental para a organização da feira, que destacou “a IMM Colônia é uma imagem espelhada das tendências atuais do design de interiores e mostra a inventividade dos fabricantes de móveis”. Tudo isso foi pensado para que as pessoas tenham acesso a móveis que dizem muito sobre os moradores da casa e os deixem à vontade.

Os números da feira foram positivos, ao todo foram mais de 128 mil visitantes, o que contraria um pouco a tendência de outras feiras que acontecem em início de ano. O perfil internacional da feira também ficou comprovado por meio do número de visitantes comerciais vindos de fora da Alemanha, 82 mil pessoas, o que corresponde a 50% deste público.

“A IMM Colônia apresentou os problemas relevantes emocionalmente este ano e deu a toda a indústria um novo e criativo ímpeto. Com sua atratividade internacional, foi um evento dinâmico que proporcionou um começo altamente promissor para o novo ano”, disse Gerald Böse, presidente e diretor executivo da Koelnmesse – empresa organizadora do evento e com experiência em outras feiras internacionais.

Os países com maior número de visitantes foram Holanda, Bélgica, Itália, Suíça e França: os maiores aumentos foram registrados nos visitantes da Suíça (+18%), Holanda (+11%) e Bélgica (+10%). O crescimento de visitantes da Itália e da Rússia também foi muito agradável. No geral, os visitantes da Europa aumentaram 3,8%. O número de visitantes da América do Norte também aumentou significativamente (+14,1%). Devido à disputa comercial com os EUA, o número de visitantes da China permaneceu estável ​​em um nível alto, com cerca de 3.000 chineses prestigiando o evento.

Os principais players do setor no varejo on-line - incluindo Amazon, Otto Group e Wayfair - também utilizaram intensamente o evento para seus negócios. O segmento Pure atraiu um número significativamente maior de varejistas voltados ao design nos segmentos de artigos para o lar e interiores dos EUA, Canadá, Ásia, Rússia e Coréia do Sul, demonstrando o forte apelo das ofertas da feira para o comércio especializado internacional.

A feira ainda contou com o concurso Pure Talents, cujos vencedores você pode conferir na reportagem que fizemos para edição 193 da revista Móveis de Valor que estará disponível em breve.

Comentários