IMG-LOGO

Indústria 4.0 é realidade no país e pede soluções holísticas

Por Natalia Concentino - 14 de Maio 2019
CNI_-_4.0.jpg
Indústria 4.0

A indústria 4.0 já é uma realidade no Brasil. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no ano passado, mostrou que 73% das grandes empresas se encontram na indústria 4.0, ainda que em fase inicial de implantação de tecnologias. Essa realidade está estabelecendo um novo momento para a indústria de máquinas e equipamentos. No último trimestre, esse setor cresceu 6% e deve seguir em expansão após um período de crise e dúvidas em relação à economia.

O setor moveleiro também deve se inserir na 4ª Revolução Industrial, contando com processos mais tecnológicos e personalizações. Essa é a expectativa para a ForMóbile de 2020, já que a edição do ano passado apresentou uma reflexão e algumas interações sobre o novo movimento vivido pela indústria mundial dos mais diversos setores.

A Indústria 4.0 exige soluções inovadoras não só tecnologicamente falando, mas também de gestão, processos e ideais. Por isso, a Informa Markets, promotora da ForMóbile, sugere uma visão holística que pode contribuir com o desenvolvimento. “Hoje, a indústria pede soluções diferenciadas de mercado, que promovam a geração de negócios, mas também networking, capacitação e soluções inovadoras e tecnológicas em um contexto 360°, envolvendo tanto os ambientes físicos quanto os digitais”, afirma Marco Basso, presidente da Informa Markets.

Para compreender melhor o processo de aceitação desse novo modelo da indústria é só dar uma analisada nos dados obtidos durante a EXPOMAFE 2019 - principal feira de máquinas-ferramentas e de automação industrial. No evento, 750 expositores nacionais e internacionais geraram negócios com mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e de outros 30 países. O que serviu como um termômetro do mercado, indicando que a retração e as dúvidas dos anos anteriores ficaram para trás.

Visando o acesso dos profissionais da indústria às informações exclusivas e inéditas, a Informa Markets criou o canal digital Voz da Indústria, que oferece material técnico e conhecimento para o setor industrial durante todo o ano. Assim, a caminhada para a Indústria 4.0 pode se consolidar de forma mais rápida e eficiente no Brasil, integrando informação, conhecimento, tecnologia e novas ideias.

Comentários