lissa.png

Lissa Carmona: a administradora de sucesso à frente da ETEL

Uma das mulheres à frente da ETEL Design, Lissa Carmona não é designer, mas sim uma administradora que vem há anos demonstrando sua competência e talento para expandir os negócios de sua mãe. Apesar de ser filha de Etel Carmona, a designer autodidata, nascida em Minas Gerais e dona da marca, Lissa mostrou que está comandando a empresa por competência. Afinal, com uma carreira em evolução na administração e a vontade de atuar no mercado financeiro, não seria um simples convite da mãe que a faria tomar outro rumo.

Para entender como a ETEL Design conseguiu o status que tem hoje e como é a relação de Lissa Carmona com a marca, conversamos com a administradora e sócia sobre o começo dessa parceria e os rumos que estão sendo tomados.

Móveis de Valor - Em que momento da sua vida você percebeu que trabalhar com a sua mãe era a melhor opção?

Lissa Carmona - Não percebi que era a melhor escolha. Quando a minha mãe foi fazer sua primeira exposição em Nova York me pediu ajuda. Sempre tive interesse no mercado externo e me pareceu interessante, nesse momento, poder ajudá-la, assim, saí do banco em que trabalhava para auxiliar a minha mãe nessa feira, fazendo com que tivéssemos de pensar em todo o material de divulgação e o modo com que íamos levar os móveis para fora do Brasil. Isso aconteceu em 1994.

Durante a feira percebemos o sucesso gigantesco, os catálogos, feitos a mão, acabaram no primeiro dia. Nós achamos isso muito legal, mas pensamos que não era para nós. Aí quando voltamos ao Brasil começamos a pesquisar o design brasileiro mais a fundo e ver o que se podia fazer para encarar o mercado externo. É neste momento que fiquei sócia da minha mãe e passei a enxergar essa área como uma grande oportunidade, pois havia planejado a minha carreira no mercado financeiro e, de repente, me deparei com essa possibilidade de escolha.

MV - E, afinal, como é trabalhar diariamente com a sua mãe? Costumam ter ideias conflitantes em relação aos rumos que a marca deve tomar?

LC - Respeito e competências diferentes são dois fatores fundamentais na nossa relação. Eu possuo um lado acadêmico muito forte e a Etel é muito competente na criação. Uma empresa familiar tem que ter uma organização como qualquer outra empresa, o negócio deve ser profissional, independentemente de parentesco. Todos que trabalham na ETEL Design são muito profissionais e reconhecidos por seu trabalho.

MV - Sua mãe é uma designer, como isso influenciou a sua vida desde a infância?

LC - É muito divertido ter esse tipo de influência na minha vida. Conviver com esse tipo de pessoa traz um universo mais rico de estética, nos deixa com um olhar mais apurado, enxergando a beleza com mais facilidade, através dessa vivência que pude ter sempre dentro de casa.

MV - Por que fazer edições de peças clássicas na ETEL?

LC – Nós fazemos essas edições para resgatar a história e a força do design brasileiro. Por meio delas sentimos que trazemos de volta à vida peças de sucesso e que representam a nossa cultura, recontando as suas histórias. Serve com uma manutenção do legado dos grandes nomes e reconhecimento do seu valor.

MV - O que as motivou a trabalhar apenas com design autoral, independente de ser edições ou novos trabalhos?

LC - Acreditamos que as peças devem ter um autor, não trabalhamos com peças genéricas, sejam elas edições de mobílias famosas e consagradas, como também trabalhos novos e de artistas novos com muito potencial e que ainda estão escrevendo seu nome no design brasileiro. Trabalhamos com períodos do design e por isso temos espaço para os designers contemporâneos.

Leia a entrevista completa concedida por Lissa Carmona à Móveis de Valor clicando aqui.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato