Veja galeria de fotos acima

Maior coleção de Lina Bo Bardi será exposta na Bélgica

A arquiteta brasileira Lina Bo Bardi será homenageada com uma exposição no Design Museum Gent, na Bélgica, com a maior coleção de móveis de sua autoria já apresentada em um só lugar. A abertura será na sexta-feira (25), reunindo 41 peças.

Muitos foram criados em colaboração com o colega arquiteto Giancarlo Palanti, com quem ela fundou a prática de design do Studio d'Arte Palma. Além de destacar o envolvimento muitas vezes esquecido de Palanti nos projetos, a exposição espera estabelecer Bo Bardi como uma mestre de todos os ofícios, cuja filosofia holística abrange várias disciplinas.

"Seu trabalho vai além da arquitetura ou do design - ela criou um universo inteiro", elogia a curadora Evelien Bracke em entrevista ao site "Dezeen". "A mostra não apenas realiza uma reavaliação crítica das contribuições de Lina Bo Bardi para arquitetura, design, educação e prática social, mas também apresenta seu trabalho para o público fora do campo especializado da arquitetura".

O interesse dela em móveis surgiu pela primeira vez quando foi incumbida de criar uma sede para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), fundado por seu marido, o escritor e curador Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados, depois que o casal se mudou para o Brasil, vindo da Itália, em 1946.

Enquanto Bo Bardi tentava transformar um piso da sede da Diários Associados em um espaço de museu, ela procurava uma cadeira, mas "não encontrou absolutamente nada, tanto em termos de cadeira quanto de mobiliário moderno" no Brasil. Acabou fazendo o design da cadeira e desde então não parou mais. 

"Ao contrário de muitos de seus colegas arquitetos no Brasil, ela enfatizou desde cedo a relevância de móveis e interiores para o discurso modernista do país. Suas criações combinam inovação com preservação das tradições culturais e perfeição anatômica com as imperfeições do artesanato. Com essa abordagem, ela ficou no berço do design brasileiro e continua influenciando as novas gerações" explicou a curadora.

(Com informações da Casa Vogue)

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato