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Móveis para bicicletas começam a ganhar espaço no setor

Por Edson Rodrigues - 13 de Maio 2022

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As bicicletas são o transporte do futuro. Na Holanda a cada 10 pessoas, nove usam a bicicleta como meio de transporte principal. Na Dinamarca, estima-se que 70% da população utiliza a bike diariamente. Na Alemanha, já são 10 milhões de ciclistas pedalando diariamente em seus mais de 70 mil km de ciclovias. E, depois da pandemia, a adoção da bike como meio de transporte principal das populações ao redor do mundo cresceu ainda mais. Bogotá (Colômbia), Vancouver (Canadá) e Berlim (Alemanha) são exemplos de metrópoles que estão ampliando sua malha de ciclofaixas depois do período de isolamento social. E essa tendência não parou pela Europa. No Brasil, a adoção da bicicleta no dia a dia dos brasileiros começou a crescer de forma exponencial nos últimos três anos chegando a uma frota estimada de mais de 33 milhões de bikes no país.

 

Mas, afinal, de que maneira isso impacta no setor moveleiro? 

 

Toda mudança de hábito da população reflete diretamente dentro de suas casas e, consequentemente, em seus móveis. Mas, infelizmente, nem sempre os fabricantes se atentam a isso. Estar de olho nas tendências mundiais é essencial para poder oferecer soluções que realmente supram as novas necessidades dos consumidores. E, essa transição dos carros para as bikes, sem dúvidas está trazendo novas demandas. 

 

Foi pensando nisso que o empresário Marcos Fred Klemz decidiu abrir a Movvo, um e-commerce de móveis que desenvolve soluções para o armazenamento de bicicletas dentro de casas e apartamentos. Inspirado em uma empresa italiana que desenvolve esse tipo de móvel, o empreendedor decidiu aproveitar o período pandêmico (quando as pessoas passaram a buscar por hábitos mais saudáveis) e trazer a ideia para o Brasil. “O público que anda de bicicleta costuma ser muito apaixonado por sua bike, especialmente aqueles que investem em bicicletas mais caras (que podem custar de 10 a 100 mil), eles não querem deixá-las para fora de casa, na garagem... E, ao mesmo tempo, nem sempre há espaço o suficiente nem local adequado para guardar dentro”, explica Klemz, destacando que seu público-alvo é ciclistas da classe A.

 

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Ao detectar essa demanda, Klemz pensou em uma maneira de oferecer solução efetiva: criar uma marca que produza móveis para harmonizar a decoração das casas com as bicicletas. “Os produtos da Movvo, além de armazenarem as bikes, também permitem guardar todos os acessórios dos ciclistas e suas medalhas e troféus”, conta o empresário, destacando que seus móveis precisam entregar beleza e resistência ao mesmo tempo. 

 

Atualmente, o portfólio da marca conta com sete produtos que oferecerem diferentes soluções. Um dos móveis mais vendidos pela marca é o Dublin, desenvolvido para otimizar espaço e guardar duas bicicletas no sentido vertical, esse item possui uma estrutura metálica que permite o encaixe do pneu dianteiro que é acomodado na canaleta em forma de “U”, possibilitando que a bicicleta fique encaixada verticalmente de forma segura e estável. Outro destaque é o Amsterdã, um móvel que oferece funcionalidade e beleza para o armazenamento de bikes, além da máxima otimização do espaço dos ambientes da casa. “Você pode colocar 1, 2 , 3 Amsterdã’s lado a lado ou pelos ambientes da sua casa para guardar suas bikes”, comenta Klemz. A estrutura metálica desse móvel pode ser girada em 180º, permitindo colocar a bicicleta frontalmente no suporte metálico e girá-la para a posição paralela à parede, potencializando o aproveitamento de espaços pequenos. 

O Amsterdã também conta com um armário em sua parte inferior onde os acessórios dos ciclistas podem ser armazenados, além disso, em sua parte superior há um espaço para capacetes e sapatilhas. “Esse móvel foi pensado para quem tem pouco espaço, como ele é vertical, ele ocupa um espaço menor do que a bike e pode ser colocado desde dentro do quarto até em um hall de entrada”, enfatiza Klemz.

 

“A Movvo tem apenas dois anos, mas nesse período já pude perceber que esse mercado está em crescimento exponencial, de um ano para o outro triplicamos nosso faturamento”, conta o empresário, destacando que os consumidores têm mostrado muita aceitação em relação a seus produtos. “Faz apenas três anos que a bike passou a ser mais incorporada no dia a dia dos brasileiros, então esse mercado está naturalmente crescendo e acredito que em mais quatro ou cinco anos as grandes capitais brasileiras já vão ter se estruturado com cada vez mais ciclovias”, analisa Klemz. 

 

Outro diferencial da marca é que como ela foi desenvolvida para ciclistas, ela também preza por manter os ideais e valores dos amantes de bikes. “Os ciclistas pensam a vida de forma mais sustentável, então nossos móveis também precisam ter a sustentabilidade como premissa. Pensando nisso, passamos a trabalhar apenas com madeira reflorestada”, explica o proprietário da Movvo

 

Ideias como essa prometem ganhar cada vez mais o mercado, afinal, são pensadas a partir de tendências para o futuro. Na próxima edição da revista Móveis de Valor você confere um especial completo sobre as cidades do futuro com muito conteúdo para você e sua empresa começarem a se preparar para o que vem por aí e se destacarem no mercado com ideias como a da Movvo, que está tão à frente do seu tempo que ainda não possui concorrência. 

 

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