IMG-LOGO

Moveleiros do Sul catarinense estarão na CasaPronta Tubarão

casapronta.png
Foto: Divulgação/CasaPronta

As indústrias de móveis, fornecedores, lojistas, arquitetos, designers, marceneiros e compradores de todo Sul de Santa Catarina estão em contagem regressiva para a CasaPronta Tubarão, que acontece de 14 a 18 de junho, no Farol Shopping. A feira promete reunir 80 empresas de todas as regiões do Estado e trazer lançamentos dos setores da construção, mobiliário e decoração.

 

Os setores moveleiro e madeireiro estão em evidência no mercado de trabalho. Ambos possuem importância para a economia catarinense por meio de sua capacidade de geração de empregos e pela disseminação no território estadual. Os dois setores atuam fortemente na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e estarão com expositores na CasaPronta Tubarão.

 

"Os setores madeireiro e moveleiro são muito importantes para a região de Tubarão e toda Amurel. Tudo aquilo que você desenvolve é matéria-prima transformando-a em indústria. A madeira representa 11,4% da parte de empregos na indústria. A porcentagem é grande, madeireira e moveleira é alta, principalmente porque usamos matéria-prima da nossa região", explica Alexsandro da Cruz Barbosa, vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e também vice-presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit).

 

Conforme Barbosa, a região da Amurel tem matéria-prima em abundância e os setores são significativos. "Tubarão tem vantagem porque é polo. A demanda que nos falta é mão de obra. Hoje, os setores madeireiro e moveleiro têm 25 mil empregos diretos e 42 mil indiretos. A nossa região está com um projeto para nos tornarmos um polo nos setores madeireiro e moveleiro. Se formos analisar, temos uma grande demanda porque temos matéria-prima. São empresas de pequeno porte e empresas maiores, e é diferente da região Serrana, por exemplo, que tem empresas com mil funcionários. Aqui, são empresas menores, mas que trazem amplitude na região", observa.

 

Ele ainda ressalta que os dois setores estão se internacionalizando. "Tem uma gama no mercado exterior, porém eles podem exportar bancos e sofás. Por exemplo, as madeireiras também estão exportando", comenta.

 

Vantagens

 

Para Barbosa, os dois setores são diferenciados no mercado. "Os moveleiros trabalham com móveis sob medida e ele será específico para cada cliente. Móveis sob medida têm uma qualidade melhor, acabamento perfeito porque será tirado medida da parede e vai ser desenvolvido um produto, e é desenvolvido pela necessidade", explica. "Já as madeireiras fazem casas pré-cortadas, ou seja, chega o projeto e em cima disso é que cortamos a madeira e cada casa tem seu estilo. Ela pode ser parecida, mas possuem detalhes diferentes. São casas específicas", completa.

 

Sheila Miranda é designer de interiores e atua na empresa Móveis Gustavo. Ela vai expor o trabalho pela primeira vez na CasaPronta e também falou sobre as vantagens dos móveis sob medida. "A principal delas é a personalização. Com móveis sob medida, você tem a oportunidade de projetar peças que atendam exatamente às suas necessidades e preferências. Cada detalhe, desde as dimensões até os materiais e acabamentos utilizados, pode ser personalizado de acordo com o seu gosto e estilo", detalha.

 

A designer de interiores ressalta que os móveis planejados oferecem uma excelente relação custo-benefício. "Primeiramente, eles são fabricados em larga escala, o que permite uma redução nos custos de produção. Essa economia pode ser repassada para o consumidor final, tornando os móveis planejados mais acessíveis em comparação com os móveis sob medida totalmente artesanais. Além disso, os móveis planejados são projetados para otimizar o espaço disponível, garantindo um aproveitamento eficiente e funcional. Isso significa que você poderá ter mais capacidade de armazenamento e organização em relação aos móveis convencionais, o que é especialmente benéfico em ambientes menores", comenta.

 

Além de trazer o que há de melhor, a empresa Móveis Gustavo disponibilizará ofertas especiais aos visitantes da CasaPronta Tubarão. "A nossa expectativa é atrair potenciais clientes interessados em adquirir móveis personalizados para suas casas, lojas e escritório. Como estamos completando 15 anos de comércio no mês de junho, já começamos a fazer em 12 vezes sem juros", conta Sheila.

 

leia: Indústrias brasileiras participam da Imm Cologne, na Alemanha

 

Outras opções de negócios para ambientes

 

A Feira CasaPronta Tubarão reúne diversos setores. Além do moveleiro e madeireiro, os visitantes também terão opção de empresas que atuam com gesso, como a Casali Gesso, que está no mercado há oito anos. "Tanto casas quanto empresas têm abordado esse estilo, se tornando bastante sofisticado e elegante, transparecendo uma decoração mais limpa", afirma o empresário Ozeias do Nascimento Casali.

 

Casali ressalta que uma das grandes vantagens de se investir nesse tipo de decoração é um clima mais aconchegante para o ambiente. "Seja essa decoração, um forro de gesso detalhado ou qualquer outra peça, pensando em todo conforto que pode ser disponibilizado", pontua.

 

A CasaPronta Tubarão acontece em um amplo espaço pensado para o melhor bem-estar dos visitantes. Além disso, a entrada de pets é autorizada. Confira abaixo os horários do evento.

 

Quarta-feira - 14 às 22 horas

Quinta-feira - 14 às 22 horas

Sexta-feira - 14 às 22 horas

Sábado - 10 às 22 horas

Domingo - 14 horas às 19 horas

 

(Com informações Engeplus / Traquejo Comunicação)

Comentários