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Muma completa 4 anos propagando design

Por Evelyn - 15 de Agosto 2018

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As startups estão fazendo cada vez mais sucesso no Brasil. Um bom exemplo no setor moveleiro é a Muma, uma marca de curadoria de móveis e acessórios de decoração com design autoral. A empresa, que completou 4 anos em julho deste ano, nasceu para atender o mercado de Recife (PE) e região. Com o apoio da Portomídia, incubadora de empresas focadas em Economia Criativa do parque tecnológico Porto Digital, os sócios da Muma conseguiram aumentar o contato com investidores e avançar nos negócios. Hoje a empresa trabalha com mais de 100 designers e possui clientes por todo o País.

 

Enquanto trabalhava como arquiteto na capital pernambucana, o sócio e curador da Muma, Matheus Ximenes Pinho, observou que a maioria de seus clientes buscavam móveis em São Paulo ou até mesmo em Miami, pois não encontravam na região peças assinadas com preços interessantes. Levando em consideração que pessoas de outros locais fora dos grandes centros também teriam a mesma dificuldade, Pinho decidiu lançar um e-commerce para preencher essa lacuna.

 

Atualmente a plataforma conta com cerca de 5 mil produtos, mas se engana quem pensa que qualquer peça é aceita. Não basta ser um produto assinado por designer, cada item passa por uma análise criteriosa. Pinho avalia as propostas dos designers junto com uma equipe de arquitetos e designers coordenada por ele. Para selecionar uma peça é levada em conta, além do próprio perfil da Muma, a qualidade da fabricação do produto, as tendências que são pesquisadas pela equipe e as que são observadas no mercado.

 

“A Muma quer servir de vitrine para divulgar o trabalho de designers emergentes e consagrados, estabelecendo uma relação próxima a eles”, declara Pinho, explicando que, para aproximar essa relação, a empresa apresenta um perfil sobre o designer com suas especialidades, descrição sobre o produto e a história por trás dele.

 

 

O desafio da expansão

 

Conseguir expansão nacional, mesmo fora do eixo Rio-São Paulo, é um tanto desafiador, mas o foco em oferecer uma boa experiência de compra, tanto para quem está em grandes capitais quanto para quem está no interior, fez o empreendimento deslanchar rapidamente. Segundo Pinho o público da empresa é bem variado, mas no geral, ela atende pessoas com interesse em adquirir um produto com design arrojado e que seja o diferencial dentro de um projeto ou ambiente a ser decorado. “O segredo é seguir o DNA da Muma, entregando curadoria, qualidade nos serviços de entrega e variedade de produtos. Queremos que todos tenham acesso ao design”, declara o curador da empresa.

 

Além de poder adquirir os produtos pelo e-commerce, é possível fazem compras em uma das lojas físicas. Hoje a Muma conta com uma unidade em Recife e outra em São Paulo. “O varejo físico é de grande importância, tendo em vista que conseguimos dar uma experiência mais completa aos nossos clientes”, explica Pinho sobre o fato da empresa fazer um caminho inverso do que se observa no mercado, migrando do canal digital para o físico. “A experiência online já é oferecida aos clientes e a experiência física é o complemento essencial, onde é possível transmitir mais confiança em relação a marca e sobre a qualidade dos nossos produtos”, acrescenta.

 

Nas lojas físicas o cliente confere, pessoalmente, a qualidade dos acabamentos e do atendimento da equipe da Muma.  Além disso, é possível personalizar algumas categorias de produtos, já que no catálogo da empresa existem estampas e cores de lacas exclusivas.

 

Devido a integração entre a loja online e as lojas físicas, Pinho afirma que elas se complementam, potencializam a marca e “oferecem ao cliente produtos com design, acabamentos com qualidade e, dependendo da categoria, até personalizados”. Apesar de algumas peças estarem disponíveis apenas na loja online, o curador da Muma considera que, ao visitar a loja física, é possível conhecer todas as possibilidades para o produto em questão.

 

O investimento não para

 

A equipe da Muma começou o segundo semestre trabalhando para a consolidação das duas lojas físicas, com investimentos para ampliação, tanto na unidade de Recife como na de São Paulo. Mas o principal foco nas estratégias de negócios é o marketing e as ações nas lojas físicas para atrair mais clientes, arquitetos e especificadores, como designers de interiores e designers de produtos, além de estreitar os laços com os profissionais que já conhecem a marca.

 

“Estaremos investindo cerca de 1 milhão de reais em marketing nos próximos 12 meses. Isso significa, especialmente, em mídia online, onde gastamos a maior parte desse budget em mídias sociais e Google AdWords”, detalha Pinho, revelando que também há plano para abertura de novas lojas em 2019. “Ainda não possuímos uma data definida e temos interesse em três mercados: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília”, conclui.

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