IMG-LOGO

Na indústria, preços de móveis ficam estáveis

Por Jeniffer Oliveira - 29 de Agosto 2017
fabria_de_colchoes_no_Chile.jpg

O preço dos móveis na indústria, depois de duas altas consecutivas em maio e junho, praticamente se estabilizou em julho (-0,03%), mantendo a alta no acumulado do ano acima dos dois pontos e meio percentuais. Até junho a alta era de 2,92% e agora recuou 0,4 pontos percentuais. No acumulado de 12 meses a alta acumulada é de 3,97%, ante 4,07% no acumulado de 12 meses até junho.

 

O comportamento dos preços na indústria mostra uma certa capacidade de repasse de custos, apesar da pressão de oferta e da baixa demanda verificada no varejo. O IPCA-15 mostra retração nos preços de móveis nas lojas de 0,76% no acumulado de 12 meses.

 

O IPP investiga, em mais de 1.400 empresas, os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes e definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Os produtos coletados são especificados em detalhe (aspectos físicos e de transação), garantindo, assim, que sejam comparados produtos homogêneos ao longo do tempo. Com isso, são coletados cerca de 5 000 preços mensalmente.

Comentários