IMG-LOGO

Noruega terá fábrica de móveis mais sustentável do mundo

Por Natalia Concentino - 02 de Julho 2020

Veja galeria de fotos acima

O Bjarke Ingels Group e a fabricante norueguesa Vestre divulgaram o The Plus, um novo projeto anunciado como a fábrica de móveis mais sustentável do mundo. Localizada em Magnor, na Noruega, a fábrica é dedicada à fabricação limpa e neutra em carbono de mobiliário urbano e doméstico.

A fábrica de 6.500 m2 terá dupla função e seu terreno de 300 acres servirá também como parque público com opções para lazer, caminhadas e trilhas. Segundo a equipe de projeto, The Plus será o primeiro edifício industrial na região nórdica a alcançar o BREAM Outstanding, a mais alta certificação ambiental. Projetado para ser "à prova do acordo de Paris", o edifício fará uso de fontes de energia renováveis e limpas. 

Jan Christian Vestre, CEO da empresa, disse que "a Vestre será a fabricante de móveis mais sustentável do mundo. Construir o The Plus será um passo importante para alcançar esse objetivo. Ao usar tecnologia de ponta, podemos produzir mais rapidamente e de forma mais sustentável do que nunca. Deste modo, garantiremos a competitividade global por meio de nossa liderança em produção ambientalmente consciente."

O edifício foi concebido como uma matriz radial de quatro principais salas de produção – o armazém, a tinturaria, a marcenaria e a montagem – que se conectam no centro. O núcleo é ocupado pelo escritório de logística e o centro de exposições com conexões diretas para todos as quatro alas de produção. 

O BIG explica que o Plus empregará várias soluções da Indústria 4.0, como robôs inteligentes, caminhões autônomos e um tablet para gerenciar toda a fábrica. A cada máquina é atribuída uma das 200 cores da Vestre, que se espalha pelo chão e conduz à rotatória central. Esse mapeamento colorido das máquinas cria pistas visuais que ajudam a guiar e explicar o fluxo de trabalho na fábrica da Vestre, permitindo que os visitantes sigam facilmente o processo de produção como se estivessem visitando um museu.

Nas quatro alas dos edifícios, visitantes e funcionários são convidados a caminhar pelas instalações até chegar ao terraço repleto de vegetação. Na cobertura, 1.200 painéis fotovoltaicos estão orientados segundo os melhores ângulos para a geração de energia. O edifício utiliza 90% menos energia da rede urbana se comparado a uma fábrica convencional de porte semelhante.

Bjarke Ingels, fundador e diretor de criação do BIG, disse que "a beleza da fábrica está na clareza de sua organização. A transparência radical convida visitantes e caminhantes a presenciarem todo o processo de fabricação dos móveis."

(Com informações do Archdaily e Bjarke Ingels Group)

Comentários