IMG-LOGO

Novos modelos de negócios para a indústria

Por Daniela Maccio - 11 de Abril 2017
Gabriel_Pinto-Nocaute.jpg

Diante de um cenário econômico adverso e forte competitividade entre empresas e produtos, o olhar diferenciado para entender o que o consumidor deseja pode ser a alternativa para o sucesso de uma empreitada. Neste contexto, a criatividade passa a ser vista como um ativo importante dentro da lógica de agregação de valor, com um evidente caráter estratégico. Assim, o Sistema Firjan ouviu 347 empresários industriais fluminenses de todos os setores com o objetivo de conhecer o grau de conhecimento sobre o tema Novos Modelos de Negócios.

 

O objetivo foi identificar em quais pontos a percepção do empresário está alinhada à experiência reais observadas no mercado. Os resultados da pesquisa revelam que 82,4% dos empresários reconhecem situações relacionadas a novos modelos de negócios – a que tipo de empresa se destinam, como são implantados e quais os recursos são necessários para o sucesso.

 

Nove em cada dez industriais enxergam novos modelos de negócios como opção para renovação da indústria fluminense, destaca o estudo. Ainda mais: 93,7% não veem restrições quanto ao tamanho da empresa ou tempo no mercado (96%) para a implantação de novos modelos. Já 83,3% consideram que, para adotar novas práticas, nem sempre são necessárias mudanças radicais na estratégia da organização. A não exigência de grandes aportes financeiros (70,2%) é compartilhada pelos empresários, mas a adoção de inovação tecnológica é essencial para 89% dos entrevistados, mesmo sabendo que as tecnologias necessárias já existem e não há necessidade de criação de novas.

 

Evento Nocaute

 

Para debater o tema, o Sistema Firjan promove nesta quarta-feira (12) o Nocaute - Novos Caminhos para Transformação Econômica –, evento de conteúdo traz casos de empresas que acompanham a transformação da sociedade de perto para oferecer soluções às novas preferências do consumidor. Participam dessa edição o gerente de Pesquisa, Inovação e Engenharia do Grupo PSA, Emmanuel Hédouin; o ex-diretor de Negócios do Google e do Facebook e atual sócio fundador da MOX Digital e criador do rio.Futuro, Xavier Leclerc; o diretor comercial da Elon Design, Rogério Noel; e os diretores de Assinatura e de Mercado do Grupo Abril, Ricardo Perez e Isabel Amorim, respectivamente.

 

“O mundo está em constante transformação e a preferência do consumidor muda de forma ainda mais acelerada. A partir disso, a indústria está se reinventando e ajustando seus modelos de negócios para acompanhar essas mudanças”, diz o gerente de Indústria Criativa do Sistema Firjan, Gabriel Pinto.

Comentários