IMG-LOGO

Polo de Marco-CE tem consultoria do programa Impulsiona Ceará

Revisado Natalia Concentino - 24 de Janeiro 2023
polo_do_marco.jpg
Por meio do programa Impulsiona Ceará, os empresários da região receberam consultorias direcionadas para o setor moveleiro

Os produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) de Marco têm adotado novas estratégias de melhorias nos fluxos de produção e otimização das vendas dos seus produtos. Por meio do programa Impulsiona Ceará, os empresários da região receberam consultorias direcionadas para o setor moveleiro, consolidado como principal atividade econômica da cidade e responsável por 35% dos empregos formais gerados na região, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) para o ano de 2021.

 

O APL de Marco conta com 35 empresas formalizadas que produzem móveis e estofados residenciais para hotéis, restaurantes, shoppings, hospitais e setor da construção civil. Responsável pela geração de emprego local e de municípios vizinhos como Cruz, Bela Cruz e Tianguá, a cidade é conhecida na região por sua potencialidade de produção.

 

“A qualidade dos produtos é muito alta. É um APL com muito potencial, pelo grau de desenvolvimento dos produtores com a comunidade e por já ter conseguido um nível alto de excelência nos produtos”, pontuou a gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Darcyla Lima, durante visita técnica ao polo moveleiro.

 

O empresário Olivio Silva conta com 26 funcionários e vem de uma família de marceneiros. “É como se a gente já nascesse sabendo fazer, porque a gente nasce vendo alguém fazer. Mas a parte administrativa, não é assim tão fácil. Essas consultorias nos ajudaram muito. Isso gerou um impacto grande no fluxo (de produção)”, disse o produtor.

 

leia: Grupo Topázio, do Maranhão, é autossustentável em energia limpa

 

O impacto da capacitação também foi sentido nas empresas de maior porte, como é o caso da Osterno Móveis, que possui 28 anos no mercado. A fábrica tem 120 funcionários e trabalha com vendas para o mercado corporativo. Seus produtos, além de atender ao mercado brasileiro, também são exportados para países como Porto Rico, México e EUA. Após a capacitação realizada pelo programa, a empresa calcula um aumento de faturamento, que se refletiu na contratação de novos funcionários.

 

“Muito bom para processos, para a produção. Praticamente dobramos nosso faturamento quando eles chegaram. Os conceitos são de fácil aderência e é o que a gente segue até hoje”, disse o empresário Thiago Osterno.

 

O agente de Desenvolvimento da Prefeitura de Marco, Diego Vasconcelos, explica que a parceria com o programa tem fortalecido o APL e incentivado os produtores a crescerem. “Programas como o Impulsiona Ceará trazem muitas oportunidades para um município como o nosso. Agrega oportunidades de crescimento e de ganho de conhecimento do pequeno produtor até o grande”, ressaltou.

 

O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Adece, executada Sedet e operacionalizada pelo Centec. O programa também tem apoio do Sebrae e das Prefeituras.

 

Comentários