Eduardo_Nuncio_-_Salao_Design_2020.jpg

Prêmio Salão Design abre inscrições em junho

O regulamento do Prêmio Salão Design 2020 já está no ar, no site salaodesign.com.br, e traz algumas mudanças importantes na premiação. As inscrições têm início no dia 04 de junho e vão até 05 de setembro. Nessa 23ª edição serão aceitos apenas projetos de mobiliário e a premiação acontece em março de 2020, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

“O design de mobiliário conta histórias”. Com essa abordagem, o Prêmio Salão Design 2020 traz peças publicitárias de nomes como Zanine Caldas, Sergio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha ilustrando a campanha e homenageando o design de móveis no Brasil.  

Profissionais e estudantes podem se inscrever na premiação, que acontece com o patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, explica que o mote publicitário dessa edição oferece duas leituras possíveis: a questão criativa do desenvolvimento da peça e a relação das pessoas com essas criações, sejam os designers ou os usuários. "Móveis guardam questões criativas, históricas e afetivas. São essas histórias que queremos contar”, destaca Nuncio.

Ao longo do período de inscrições, até o julgamento e divulgação dos premiados, o blog do prêmio vai contar a história de peças emblemáticas no design brasileiro. A primeira delas é a cadeira Paulistano, design de Paulo Mendes da Rocha. A cadeira foi encomendada em 1957 para a nova sede do Clube Atlético Paulistano. O desenho original da cadeira Paulistano consiste numa barra contínua de aço mola flexível e uma rede levíssima de Tucum – a última palavra da metalurgia no Brasil à época associada à inteligência sagaz do nativo original americano. Mais tarde, não sendo possível encomendar as redes com os índios, as cadeiras foram revestidas com diversos outros tecidos.

A premiação é promovida desde 1988 pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves, nascida no maior polo moveleiro do Brasil e pensada para atender às demandas de inovação do setor à época. Durante toda essa trajetória de mais de 30 anos, 150 mil projetos já foram inscritos. Em 2020, os premiados participarão também da exposição na High Design Home&Office Expo.

Para fazer download do regulamento é só acessar o site salaodesign.com.br.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?