Veja galeria de fotos acima

SIMA promove entrega do EcoSelo a empresas de Arapongas

Na noite de terça-feira, 3 de dezembro, aconteceu o evento para a entrega do EcoSelo às empresas que fazem parte do Polo Moveleiro de Arapongas (PR) e que são comprometidas com questões ambientais. Autoridades estiveram presentes para fazer a entrega do selo aos empresários que representavam as mais de 60 indústrias da região que se inscreveram no projeto.

Desde 2013 o SIMA (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas) promove a entrega do EcoSelo para as empresas que cumprem integralmente as leis ambientais, utilizando apenas matérias-primas e recursos renováveis, dando o destino correto aos resíduos industriais e cuidando da saúde e segurança do trabalhador são as que podem concorrer ao selo. O polo de Arapongas é pioneiro no tratamento de resíduos industriais e criou o programa EcoSelo como forma de dar continuidade ao trabalho com cuidado ao meio ambiente.

Para receber a certificação, as indústrias participantes são visitadas pelos auditores, que fazem um diagnóstico, apontam as não-conformidades e onde cada uma atendeu ou não atendeu aos requisitos, que são: a segregação de materiais, reaproveitamento e destinação correta de resíduos e a não contaminação da água. A partir desta avaliação, cada fábrica é classificada de acordo com a pontuação de conformidade. Se atingir entre 70% a 79% dos requisitos, leva o selo Bronze; de 80% a 89%, o Prata; de 90% a 100% o ouro.

Os ganhadores recebem o selo de responsabilidade ambiental, Ecoselo, emitido pelo Centro Tecnológico de Efluentes e Resíduos (Cetec ONG), que possui validade de um ano e ainda pode ser usado em embalagens e materiais publicitários.

Para Irineu Munhoz, presidente do SIMA, o selo representa o engajamento das empresas de Arapongas com as questões ambientais. “O evento teve um bom aumento de empresas participantes, inclusive das menores, que também foram incentivadas a participar e cumprirem as obrigações relacionadas ao meio ambiente. Na verdade, esse selo é consequência do trabalho que está sendo feito em Arapongas”, afirma.

Ao todo, 25 empresas conquistaram o selo Diamante (a mais alta classificação que foi implementada recentemente), que além de avaliar a questão ambiental, faz uma análise de ações sociais promovidas.

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato