design_mulher3.jpg

Talento feminino ganha cada vez mais espaço no design

Houve um tempo em que era impensável que as mulheres trabalhassem de forma independente. E nem o design escapava dessa realidade. Mesmo envolvendo mais criatividade que qualquer outro talento, o design foi por muito tempo dominado por homens. Levou anos para que elas pudessem mostrar o seu potencial, sem estigmas.

Felizmente vem dando certo. Ao longo das décadas, a luta por igualdade e espaço cresceram. A dedicação valeu a pena. E os avanços permitiram que muitas mulheres pudessem se destacar na atividade. Hoje, o design acolhe uma grande diversidade de talentos femininos. São profissionais que se destacam pela singularidade e qualidade de seus trabalhos.

Vanguardista para o seu tempo, Eileen Gray, designer e arquiteta irlandesa, foi um dos ícones deste movimento. Em seus 98 anos de vida, ganhou reconhecimento por suas paredes de acabamento luxuoso em laca e móveis de aço-tubular que ficaram famosos no mundo inteiro. Com suas teorias sobre design e arquitetura, ela ainda alcançou o posto de ícone do modernismo. Entre suas tantas façanhas, está a de ter sido a única mulher cujo nome é mencionado no mesmo fôlego que Le Corbusier, Mies van der Rohe e Marcel Breuer.

Eileen abriu espaço para que muitas gerações de designers e arquitetas pudessem traçar suas trajetórias de sucesso na profissão. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, conheça o trabalho mulheres inspiradoras como Camila Sarpi; Debora Aguiar; Baba Vacaro; Francesca Alzati, entre outras profissionais inspiradoras.  Confira produtos desenvolvidos por elas.

 

1.  Abajur da coleção Tríade, assinado por Camila Sarpi para Bertolucci.

2. Poltrona Mandacaru, assinada por Baba Vacaro para a Futon Company

3. Mesa Lateral Gráfico, design por Beatriz Rezende, à venda na Novo Ambiente

4. Quadro #loveyourself5, da artista Ana Paula Hoppe, à venda na Urban Arts

 

 

5.  Pendente Mobile, assinado por Debora Aguiar para a Puntoluce

 6. Luminária Roattino, assinada por Eileen Gray para a marca Classicon, na FAS Iluminação

7. Carrinho Vereda, assinado por Isabela Vecci, para a Franccino Giardini

8. Tapete Tear Balaio, assinado por Francesca Alzati para a by Kamy

9. Mesa Ishi, por Luciana Yakota e Camila Botoni, do Estúdio Plume para a DonaFlor Mobília

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato