IMG-LOGO

Um século valorizando pessoas

22 de Fevereiro 2022
Um_seculo_valorizando_pessoas.jpg

A Tramontina começou sua história há um pouco mais de um século, com a pequena ferraria fundada por Valentin Tramontina (meu avô) em um terreno alugado na também pequena Carlos Barbosa, interior gaúcho. Hoje, mais de cem anos depois, somos uma empresa que produz mais de 17 mil itens em 10 unidades fabris automatizadas e com tecnologia de ponta, exportando com marca própria para mais de 120 países. Para nós, o principal segredo por trás de todo esse crescimento é um só: valorização pessoal. 

 

Sempre fomos norteados pela política de investir pesado para modernizar e automatizar nossas fábricas com as mais altas tecnologias disponíveis. Nunca cessamos, tampouco, quando o assunto é inovação. Temos um moderno centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para isso, com diversos laboratórios capazes de realizar os mais diferentes testes para garantir a qualidade e segurança de nossos produtos, principalmente de nossas ferramentas. 

 

Da mesma forma, a preocupação com o design sempre foi uma constante em nossa trajetória. Projetamos nossos produtos em cada detalhe, buscando continuar com criações que encantem e reflitam beleza e utilidade. Afinal, nossos utensílios domésticos em aço inox equipam a copa, a cozinha e a mesa de milhões de residências mundo afora. Enfim, tecnologia, design e inovação são peças fundamentais e essenciais na nossa engrenagem de conquistas, mas nenhuma delas teria tido essa importância se não tivessem sido forjadas por pessoas. 

 

Uma empresa só pode chegar ao patamar em que nos encontramos com o apoio de parceiros. Parceiros que, acima de tudo, compartilham do objetivo comum de satisfazer clientes e consumidores. Por isso, valorizar as pessoas é o nosso valor mais importante. Não é apenas discurso, mas uma realidade. 

 

Apostamos no crescimento profissional e pessoal das nossas equipes, que constroem diariamente o jeito de ser Tramontina. Sempre digo que nosso negócio é o aço, mas a prata da casa é nosso verdadeiro tesouro. São aproximadamente sete mil pessoas se dedicando a interligar processos a tecnologias e desenho de produto, para transformar ideias e matérias-primas em produtos que tornem real o sonho de facilitar a vida dos consumidores. Esse batalhão constrói nossa trajetória investindo aqui os seus melhores anos da vida. 

 

Portanto, essas pessoas são, sem dúvida alguma, nosso ativo mais importante. E essa afirmação, para nós, significa também saber escolher e valorizar os talentos certos para os cargos certos. Todos os nossos executivos, diretores, gerentes e coordenadores são, de fato, Prata da Casa, ou seja, pessoas que se criaram e se aperfeiçoaram dentro da Tramontina e hoje ocupam cargos de liderança.

 

Em vez de olhar o mercado em busca de quem promover, ou contratar, buscamos esses talentos dentro das nossas unidades. Procuramos dar oportunidades para a nossa gente, insistindo na formação dos funcionários e no treinamento constante. E isso sempre fez e faz toda a diferença. Quem trabalha na Tramontina veste a camisa, como se diz. E pessoas felizes, que trabalham felizes, fazem uma empresa melhor, mais confiável e com mais qualidade. 

Na Tramontina, temos o orgulho de dizer que as pessoas fazem seu projeto de vida, e nós damos a elas as oportunidades para que cresçam. Afinal, como já afirmei, o maior bem da nossa empresa não são os produtos que fabricamos, mas as pessoas que fabricam esses produtos. E confiamos muito nas equipes que compõem nosso time. A confiança é tanta que adotamos o processo de descentralização, delegando responsabilidades. Cada fábrica tem uma gestão própria e cada equipe tem autonomia total para tocar os seus trabalhos. 

 

Ao mesmo tempo em que descentralizamos nossa gestão, temos total convicção de que ela continua sendo uma só. A Tramontina mantém a força no seu discurso, na sua essência, porque todas as pessoas que nela trabalham, decidem e se envolvem, têm a mesma missão – fazer o melhor. E essa missão não foi imposta por alguém. Ela brotou naturalmente, de dentro para fora. Querer o melhor e fazer o melhor é o pensamento de todos que aqui trabalham. Por esse motivo, todos os nossos produtos, provenientes das diferentes unidades, carregam o DNA único da Tramontina. Seja uma ferramenta para trabalhar numa oficina mecânica, seja um jogo de servir para um jantar formal, não importa: todos os produtos que levam a marca da Tramontina têm a mesma preocupação com a qualidade e o mesmo objetivo de atender às expectativas do consumidor. 

 

Por isso, a Tramontina acredita muito na tradição, mas sem enxergá-la como algo estático e conservador. Pelo contrário, tradição de (e para) encontrar alternativas para empregar e manter a qualidade de seus produtos, seguindo nossa missão de fazer o melhor e dando segurança aos nossos consumidores. E hoje são mais de cem anos de tradição. Tradição em valorizar a qualidade de nossos produtos e, principalmente, as pratas da casa. 

 

Por isso, não canso de repetir que nosso maior valor é o capital humano. Um bem muito mais valioso que os prédios e a tecnologia de ponta que usamos, porque com determinação, perseverança e a força comparada à do aço, são essas pessoas que nos fizeram chegar onde estamos e são elas que vão seguir construindo essa trajetória de mais de um século de conquistas.

 

Com este artigo, a partir de agora você vai ter mais ideias e dicas de Clóvis Tramontina neste espaço, criado para que grandes líderes brasileiros dividam sua experiência com empresários da cadeia moveleira. Um novo serviço da Móveis de Valor.

 

Ari Bruno Lorandi

Diretor

Comentários

Clóvis Tramontina
Clóvis Tramontina

O empresário Clovis Tramontina presidiu a empresa de 1992 até 2021. Neto dos fundadores Valentin e Elisa Tramontina e filho de Ivo e Laura Tramontina, nasceu em 1955 no município de Carlos Barbosa. Antes de assumir a presidência, Clovis trabalhou durante anos em vários setores da empresa. A formação de Clovis teve início na faculdade de Administração de Empresas da PUC-RS. Depois, formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pós graduou-se em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Também cursou MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte, e o Programa de Gestão Avançada – PGA, pelo INSEAD em Fontainebleau, na França.