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Via Varejo aposta em Copa e investe em móveis

Por Edson Rodrigues - 05 de Maio 2014
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Para acelerar as vendas do segundo trimestre, a Via Varejo, dona do Ponto Frio e das Casas Bahia, aposta na Copa do Mundo. Celulares e móveis são os focos de investimentos da empresa. Depois de adquirir o controle da fabricante de móveis Bartira, a rede trabalha para reformular seu negócio de móveis. "Vemos o segmento de móveis como uma oportunidade porque há poucas indústrias com escala e queremos ser um provedor para nossas lojas", comentou Líbano Barroso, presidente da Via Varejo. Ele afirma que hoje na indústria moveleira há demora para atender à demanda do consumidor e que a companhia considera ter "capacidade de fazer isso rápido".

No primeiro trimestre de 2014, a Via Varejo reportou desaceleração nas vendas, com o índice de vendas "mesmas lojas" (o qual considera apenas unidades abertas há mais de um ano) crescendo 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano anterior, as vendas "mesmas lojas" tinham crescido próximo de 8% nas lojas físicas, comenta o diretor vice-presidente Financeiro da Via Varejo, Vitor Fagá.

A desaceleração das vendas, porém, não foi recebida com frustração, até porque a companhia cumpriu sua meta de elevar a lucratividade. As margens cresceram sobretudo por conta de controle de custos.

De acordo com Fagá, o crescimento do primeiro trimestre fez parte de uma "estratégia desenhada" desde o ano passado. O foco será aumentar o volume de vendas no segundo trimestre em razão da Copa do Mundo, principalmente com TVs. Em teleconferência com analistas e investidores, Fagá afirmou que a companhia espera elevação de 20% a 30% nas vendas apenas nas categorias de celulares e aparelhos de TV entre abril e junho ante os mesmos meses do ano anterior.

Fagá ainda afirma que a empresa manteve participação de mercado mesmo optando por ser menos agressiva com promoções no primeiro trimestre e com a desaceleração nas vendas no período. O executivo ainda avaliou que a companhia se beneficia de uma tendência de evolução do consumo de eletroeletrônicos. Enquanto varejistas de outros segmentos acreditam que as famílias estão gastando menos, ele comenta que o impulso a venda de TVs na Copa e os smartphones estão fazendo os consumidores migrarem para categorias de maior valor agregado.

A Via Varejo ainda espera continuar ao longo de 2014 com o processo de melhoria de custos que beneficiou os resultados do primeiro trimestre. "É um processo gradual e que está em andamento", comentou. Nos três primeiros meses do ano, houve diluição de custos logísticos e de montagem, além do custo de mercadoria vendida. Juntos, estes dois custos chegaram ao patamar de 69,2% da receita líquida, diminuição de 0,6 ponto porcentual na comparação com o mesmo período de 2013.

Com informações da agência Estado

Foto: Líbano Barroso, presidente da Via Varejo

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